Invenções em um caderno docente: movimentosafetivos de pesquisa e docência
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação se propõe a compor com traços dos conceitos de afeto e invenção, operando com recortes de cenas vivenciadas em torno da docência e da própria pesquisa, explorando, em aliança com elas, movimentações investigativas a partir do ponto de vista de uma professora de arte/dança atuando (estudando e lecionando) em confinamento em sua casa, por consequência das medidas de isolamento social vivenciadas em função da pandemia de Covid-19. Buscando dialogar com os escritos de Baruch Spinoz ...
Esta dissertação se propõe a compor com traços dos conceitos de afeto e invenção, operando com recortes de cenas vivenciadas em torno da docência e da própria pesquisa, explorando, em aliança com elas, movimentações investigativas a partir do ponto de vista de uma professora de arte/dança atuando (estudando e lecionando) em confinamento em sua casa, por consequência das medidas de isolamento social vivenciadas em função da pandemia de Covid-19. Buscando dialogar com os escritos de Baruch Spinoza (2009), Virginia Kastrup (1999; 2001; 2016), Cristian Poletti Mossi (2020), Alice Dalmaso (2014), Silvio Gallo (2002; 2020) e Adriana Azevedo (2011), propõe-se o questionamento: Como se constituem os movimentos de criação/invenção em meio aos afetos que reverberam entre pesquisa e docência em um contexto de confinamento doméstico a que estamos submetidos em função da pandemia de Covid-19? Em tempos de ensino remoto emergencial, certa noção prévia de 'ambiente escolar' se amplia, e a 'casa' - onde docência e pesquisa passam a conciliar ações e papéis - passa a ser um cenário possível para constituir, com o corpo em isolamento, um plano de onde emerjem cenas que são tensionadas com os principais conceitos propostos. Nesse sentido, as obras de Antony Gormley (1950-atual), escultor britânico, também atravessam a pesquisa. Do ponto de vista operativo-metodológico, a dissertação trabalha com a instauração de um plano de composição (DELEUZE E GUATTARI, 1997), que ganha expressão em um caderno docente, para desacelerar afetos, cenas, conceitos e imagens que colocam em movimento uma pesquisa e uma docência que efetiva tal dissertação, a qual ocupou-se mais, no contato com essas matérias, em formular questões, que oferecer respostas. ...
Abstract
This dissertation proposes to compose traces of the concepts of affection and invention, operating with clippings of scenes experienced around teaching and research itself, exploring, in alliance with them, investigative movements from the point of view of an art teacher /dance acting (studying and teaching) in confinement at home, because of the measures of social isolation experienced because of the Covid-19 pandemic. Seeking to dialogue with the writings of Baruch Spinoza (2009), Virginia Ka ...
This dissertation proposes to compose traces of the concepts of affection and invention, operating with clippings of scenes experienced around teaching and research itself, exploring, in alliance with them, investigative movements from the point of view of an art teacher /dance acting (studying and teaching) in confinement at home, because of the measures of social isolation experienced because of the Covid-19 pandemic. Seeking to dialogue with the writings of Baruch Spinoza (2009), Virginia Kastrup (1999; 2001; 2016), Cristian Poletti Mossi (2020), Alice Dalmaso (2014), Silvio Gallo (2002; 2020) and Adriana Azevedo (2011), proposes question: How are the creation/invention movements constituted amid the affects that reverberate between research and teaching in a context of domestic confinement to which we are subjected due to the Covid-19 pandemic? In times of emergency remote teaching, a certain previous notion of 'school environment' is expanded, and the 'home' - where teaching and research come to reconcile actions and roles - becomes a possible scenario to constitute, with the body in isolation, a plane from which scenes emerge that are tensioned with the main proposed concepts. In this sense, the works of Antony Gormley (1950-present), British sculptor, also cross the research. From an operational-methodological point of view, the dissertation works with the establishment of a composition plan (DELEUZE E GUATTARI, 1997), which gains expression in a teaching notebook, to slow down affections, scenes, concepts and images that set a research in motion. and a teaching that implements this dissertation, which was more occupied, in contact with these matters, in formulating questions, than offering answers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)Educação (2530)
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