O processo de alfabetização e o folclore infantil : o caso de três alfabetizadoras de uma escola municipal de Campina Grande, PB
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Data
1992Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Tivemos como objetivos identificar os fundamentos teórico metodológicos que orientam as práticas alfabetizadoras e compreender quais são e como os rituais constituintes do folclore infanil se apresentam no processo de ensino aprendizagem, realizado na escola. Partimos de uma escola municipal, situada na periferia da cidade de Campina Grande PB, no bairro da Ramadinha I, centralizando nossa atenção em três (03) professoras e seus respectivos alunos, num total de setenta e sete (77) alunos, além ...
Tivemos como objetivos identificar os fundamentos teórico metodológicos que orientam as práticas alfabetizadoras e compreender quais são e como os rituais constituintes do folclore infanil se apresentam no processo de ensino aprendizagem, realizado na escola. Partimos de uma escola municipal, situada na periferia da cidade de Campina Grande PB, no bairro da Ramadinha I, centralizando nossa atenção em três (03) professoras e seus respectivos alunos, num total de setenta e sete (77) alunos, além de sete (07) pais desses alunos. Realizamos com todos eles, entrevistas e observações semi estruturadas, tendo como recursos gravações e filmagens. Dentre os resultados a que chegamos, podemos ciar os seguintes: Os fundamentos teórico metodológicos das professoras apoiaram se nas tendências empíricas, construtivistas e/ou histórico sociais. As concepções construtivistas e histórico sociais predominaram nas práticas das professor as NL e SL. Esses fundamentos manifestaram-se no processo de alfabetização, através das seguintes categorias centrais: as condições materiais e ambientais da sala de aula, as intervenções didático-pedagógicas, o tratamento das variantes dialetais, as atividades gráficas e as funções da leitura e da escrita na escola. Interferiram na determinação desses fundamentos teóricos não só as concepções epistemológicas das professoras, como também a ideologia, a história de vida e a formação profissional. O processo de (des)enraizamento de geração a geração (onde a televisão aparece como instrumento enraizador do migrante na cidade); do bairro à escola (onde ocorre a isenção e a transposição dos conhecimentos infantis, na e para a escola); e no interior da própria escola (onde aparecem os jogos escolares de aprender em detrimento daqueles específicos do cotidiano das criança, ou a retomada destes últimos de forma periférica ao processo de alfabetização) revelou a trajetória do folclore infantil percorrida do contexto do bairro, ao contexto da escola. As representações das professoras sobre o folclore infantil incluem as seguintes posturas docentes: o tratamento do lúdico na alfabetização com o acolhimento à parte dos rituais; o tratamento desapercebido e empobrecedor dos rituais; e a postura conciliadora do folclore com a alfabetização, como busca de se evitarem as rupturas anteriormente existentes entre as horas de aprender e as de brincar. O espaço social, o tipo de ritual e o momento em que este era proposto pelas crianças, ou pelas professoras no quadro geral das atividades escolares, orientam essas posturas. As professoras que seguiam, predominantemente, os pressupostos das concepções construtivista e/ou histórico-social tinham uma postura mais conceiliadora entre o folclore infantil e o processo de alfabetização. Essa conciliação, especialmente da leitura e da escrita com o folclore, dava-se de forma mais tranquila no pátio da escola, onde acontecia o entrelaçamento entre os sujeitos epistêmico e histórico. Essa conciliação em outros espaços sociais, na sala de aula por exemplo, demandava das professoras o trabalho com as representações dos constituintes das escola sobre o que é o ensino, aprendizagem, escola. Representações sustentadas pela noção de tempo capitalista, onde o lazer é tido como tempo perdido e o trabalho como tempo útil. O lugar da festa na escola foi atribuído pelas educadoras, a partir da elaboração de planejamentos, onde a comemoração (festa) constitui o ápice do processo de ensino-aprendizagem, além de funcionar como "prestação de contas" à comunidade. A festa de São João foi abordada em seu aspecto religioso, e especialmente em sua vivência pelas crianças, no bairro, negligenciando se sua característica de festa da colheia e sua trajetória nos espaços rural e urbano. Deixou se de lado, portanto, a discussão sobre a simbologia de alguns passos da quadrilha, como por exemplo: "o passeio da roça", enquanto referência à visitação do camponês, sobre "o casamento do matuto" enquanto um ritual próprio do homem do campo, sobre a figura do "milho", produto do plantio desse mesmo homem. Reconhecemos, ainda, a pertinência do folclore infantil no processo alfabetizador o que nos leva à recomendação de pesquisas sobre a temática e de sua inclusão na formação de professores, através da aproximação nesse processo e de outras áreas de conhecimeno como a sociologia e a antropologia. Além dessas enfocadas, outras iniciativas poderão contribuir para o aperfeiçoamento da formação docente, tais como: a me lhoria de salários, das condições físicas e ambientais da escola, o assessoramento pedagógico, a criança de bibliotecas, a possibilidades de assinaturas de revistas. ...
Abstract
The Purpose of this research is to focus on the identification of the theoretical and methodological basis that guide the practices of the teaching of reading and writing and to establish what are and how the rituals constituents of the folklore used by children are introduced in the process of t eaching and learning at school. For this research we chose a public school, located in Ramadinha I, a poor location in the outskirt of Campina Grande city, Paraíba. In this school we observed three (3) ...
The Purpose of this research is to focus on the identification of the theoretical and methodological basis that guide the practices of the teaching of reading and writing and to establish what are and how the rituals constituents of the folklore used by children are introduced in the process of t eaching and learning at school. For this research we chose a public school, located in Ramadinha I, a poor location in the outskirt of Campina Grande city, Paraíba. In this school we observed three (3) teachers, seventy seven (77) pupils and seven (7) pa rents of these pupils. Besides these observations semistructured interviews were also made; they were recorded in cassett and video. Among the results obtained, attention shoul be drawn to these facts: The teacher's theoretical and methodological appro aches were established on empirical, constructive and/or social historical tendencies. The constructive and social historical conceptions prevailed in the practices of the teachers NL and SL. - The above mentioned approaches were revealed in the process o f teaching of reading and writing by these main categories: material condition and classroom atmosphere, the didatic pedagogic interventions, the analysis of the dialectal variants, the graphic activities and the purposes of the reading and writing at scho ol. The establishment of these theoreical approaches were intervened not only by the teachers epistemological conceptions but also by the ideology, the history of life and the professional backgroung as well. The process of rooting out from generation to generation (where the TV appears as an instrument of rooting the migrant in the city); from the neighbourhood to school (where the exemption and transpositionof the children's knowledge occurs); and in the school atmosphere (where the school games of le arning in their daily lives take the place games played by the children) showed the course of the folcklore used by children from the context of the neighbourhood to the context of the school. The teacher's representation about the folklore used by child ren include the following positions: dealing with its ludic aspects in the teaching of reading and writing without allowing its accompanying rituals; dealing with he rituals in an unattending and impoverished way of avoiding a rupture between the learning time and leisure time. These positions were guided by the social space, the type of ritual and the moment this ritual was proposed by the children or by the teachers in the school activities. The teachers whose work was based mainly in the constructive and/or social historical conceptions had a much more conciliatory position between the folklore used by children and the process of teaching of reading, writing. This process of conciliation reading, writing and the folklore was more effective at the scho ol playground, where there was an interlacing between the epistemic and historic subjects. This conciliatory process, when occured in other social places, in the classroom for instance, was demanded from the teachers a reflexion about the representation of the constituent of school about what is teaching, learning and school. These representations are based on the sense of time in capitalistic conception where leisure time is lost time and only working time is profitable. A moment for celebration at scho ol was created by teachers through a careful elabration of teaching plans where celebration besides being the highest point of the teaching learning process, also functions as a way of rendering accounts to the community. "São João", Saint John's celebrati on, was approached in its religious aspects and mainly in the children's experience of i, not being considered its role as a celebration of the crop nor its trajectory on rural and urban areas. Therefore, it was left aside the discussions about the symbolo gy of some way of dancing "quadrilha"; for instance: a promenade in the rural region, as a reference to the visitation of the rural man; the rural man's marriage as a especific ritual of the rural region and the corn, a product of harvest of this man. The pertinence of the use of children's folklore in the teaching and reading is só evident that we recommend further researches, and its inclusion in the schooling formation of teachers. We also consider important the use of other areas of knowledge such a s sociology and antropology in this process. Moreover, other steps my contribute to the impovement of the teacher's formation, such as: the increase of salaries, improvementt of physical and enviromental conditions at school, the pedagogic advisement, the settlement of libraries and the possibility of important magazines subscripion. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)Educação (2530)
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