Educação estética e as artes do fazer
Visualizar/abrir
Data
2002Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
Esta tese problematiza o fazer da Arte na Educação sob condições políticas, estéticas e éticas singularizadas. Configura um percurso de inquietações surgidas da prática artística e de situações pedagógicas cujas transformações foram afetadas profundamente por interações e concepções de existência e cidadania relacionadas com a cotidianeidade estética. Propõe reflexões acerca da Filosofia de Criação compatível com as inda gações contemporâneas, onde a Arte é caracterizada "como acontecimento" e ...
Esta tese problematiza o fazer da Arte na Educação sob condições políticas, estéticas e éticas singularizadas. Configura um percurso de inquietações surgidas da prática artística e de situações pedagógicas cujas transformações foram afetadas profundamente por interações e concepções de existência e cidadania relacionadas com a cotidianeidade estética. Propõe reflexões acerca da Filosofia de Criação compatível com as inda gações contemporâneas, onde a Arte é caracterizada "como acontecimento" e via complexa de compreensão, ao formular se dentro e fora dos limites e possibilidades da pluralidade cultural que se caracteriza em imagens, formas plásticas e gestualidades estétic as. Nas articulações da intersubjetividade com diferentes forças e poderes de significação o ato criador é analisada no recorte da Educação Estética e da Poética, questionado sob diferentes formas em suas correlações com a Pedagogia. A participação em lut as políticas ligadas à educação pela arte e projetos visando a melhoria do ensino, a integração entre escola e cultura, a inserção da arte em estratégias de mudança pedagógica são o repertório crítico da tese. A caracterização de dilemas que perpassam o co tidiano do professor de arte numa circunstância como a atual não pretende apresentar modelos a serem seguidos, mas levantar indagações e relatar situações segundo experiências pessoais, ressaltando o fato de terem sido vividas como criação coletiva compart ilhada. O trabalho experimental, feito no Centro Interescolar, nas escolinhas de arte, no Centro Cultural da URCAMP, no ensino superior, aliado às trocas colhidas em eventos e ação contínua político cultural deram sustentação às reflexões e relatos aqui de senvolvidos. ...
Resumen
Esta tesis problematiza el hacer del arte en la educación bojo condiciones políticas,estéticas y éticas singularizadas.Configura un percurso de inquientaciones surgidas de la práctica artística y de situaciones pedagógicas cuyas tran sformaciones fueron afectadas profundamente por interacciones y concepciones de existencia y ciudadanía relacionadas con ia cotidianidad estética. Propone reflexiones a cerca de la Filosofia de Creación compatible con las indagaciones contemporâneas,donde el Arte e ...
Esta tesis problematiza el hacer del arte en la educación bojo condiciones políticas,estéticas y éticas singularizadas.Configura un percurso de inquientaciones surgidas de la práctica artística y de situaciones pedagógicas cuyas tran sformaciones fueron afectadas profundamente por interacciones y concepciones de existencia y ciudadanía relacionadas con ia cotidianidad estética. Propone reflexiones a cerca de la Filosofia de Creación compatible con las indagaciones contemporâneas,donde el Arte es caracterizada en imágenes, formas plásticas y gestualidades estéticas.En las articulaciones de la intersubjetividad con distintas fuerzas y poderes de significación el acto creador es analizado en el recorte de la Educación Estética y Poética, questionado bajo distintas formas en sus correlaciones con la Pedagogia. La participación en buchas políticas ligadas a la Educación por el Arte y proyectos visando a una menor enseãanza, la integración entre escuela y cultura. la inserción del arte en es trategias de câmbio pedagógico son el repertório crítico de la teses. La caracterización de dilemas que pasan por el cotidiano del profesor de arte en una circunstancia como la actual no pretende presentar modelos para seguidos, sino levantar indagaciones y relatar situaclones según experiencial personales, rasaltando el facto de heberen sido vividas como la creación colectiva compartida. EI trabajo experimental, hecho en el Centro Interescolar, en las escuelas de arte para mãos, en el Centro Cultural de la URCAMP, en la enseñanza superior, añadido a câmbios cogidos en eventos y acción continua políticocultural dieron sustentación a las reflexiones y relatos aqui desarrollados. ...
Abstract
This thesis brings the problematic of "art making" on education under politicas, esthetical and ethic singularized conditions. It configures a way of worries from artistic practice and from pedagogic situations, in which transfomlations were deeply affected by interactions and conceptions of existente and est hetical behavior concerned to quotidian. It purposes reflections over Criation Phylosophy with a current questioning, where art is considered as "happening" and as a complex way for compre ...
This thesis brings the problematic of "art making" on education under politicas, esthetical and ethic singularized conditions. It configures a way of worries from artistic practice and from pedagogic situations, in which transfomlations were deeply affected by interactions and conceptions of existente and est hetical behavior concerned to quotidian. It purposes reflections over Criation Phylosophy with a current questioning, where art is considered as "happening" and as a complex way for comprehension, since it is developed within and out of the limits and po ssibilitíes of the cultural variety, which is characterized with images, plastic shapes and esthetical gestures. Wlthin mental health, with different strength and power of meaning, the creating act is analyzed over Esthetical Education and Poetry views, qu estioning on different ways of their correlation with Pedagogy. The participation in political causes related to education through art and projects, aiming at teaching improvement, the integration between culture and school, the introduction of art and st rategies for pedagogic change are the critic repertory of the thesis. The characterization of dilemmas present in the art teacher quotidian in the current circumstances does not intend to present modeks to be followed, but to rise questions and report situ atíons according to personal experiences, focusing on the fact that such experiences were developed as shared group creation. The experimental work, conducted at "Centro Interescolar", at art workshops, at "Centro Cultural da URCAMP", at college, together with exchanges held in events and continuing politic cultural actions supported the reflections and reports herein developed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License