Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAragón, Rosanept_BR
dc.contributor.authorLautert, Cíntiapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T03:29:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258757pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar, segundo a perspectiva piagetiana da tomada de consciência, como alunos do Curso Normal e Aproveitamento de Estudos, compreendem e integram as tecnologias digitais em seus planejamentos pedagógicos. Para tal, foi realizado o " Curso de Formação para o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Sala de Aula", tendo como foco principal a Arquitetura Pedagógica de Projeto de Aprendizagem. Ao longo de 80 horas, os 15 sujeitos participantes desta formação foram desafiados a construir, refletir e desenvolver atividades utilizando tais recursos com o objetivo de enriquecer suas práticas educacionais. Os registros obtidos através do Google Meet® e dos extratos das atividades encaminhados via Google Sala de Aula® foram analisados seguindo o modelo de investigação qualitativa de estudo de caso. As análises evidenciam que os futuros professores, após a vivência desta formação, atingiram novos níveis de tomada de consciência sobre o uso das tecnologias digitais nos processos pedagógicos, passando a integrar esses recursos em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyse, according to the Piagetian perspective of awareness, how students of the Normal Course and Use of Studies understand and integrate digital technologies in their pedagogical plans. To this end, the "Training Course for the Use of Digital Information and Communication Technologies in the Classroom" was carried out, with the main focus on the Pedagogical Architecture of Learning Projects. Over 80 hours, the 15 subjects participating in this training were challenged to build, reflect and develop activities using such resources with the aim of enriching their educational practices. The records obtained through Google Meet® and the activity extracts forwarded via Google Classroom® were analyzed following the qualitative case study research model. The analyzes show that future teachers, after experiencing this training, reached new levels of awareness about the use of digital technologies in pedagogical processes, starting to integrate these resources into their pedagogical practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectNormal Courseen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectMagisteriumen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectAwarenessen
dc.subjectPedagogical Architecturesen
dc.titleO uso das tecnologias digitais em sala de aula : um olhar sobre a tomada de consciência de professores em formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001168043pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem