O uso das tecnologias digitais em sala de aula : um olhar sobre a tomada de consciência de professores em formação
dc.contributor.advisor | Aragón, Rosane | pt_BR |
dc.contributor.author | Lautert, Cíntia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T03:29:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258757 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar, segundo a perspectiva piagetiana da tomada de consciência, como alunos do Curso Normal e Aproveitamento de Estudos, compreendem e integram as tecnologias digitais em seus planejamentos pedagógicos. Para tal, foi realizado o " Curso de Formação para o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Sala de Aula", tendo como foco principal a Arquitetura Pedagógica de Projeto de Aprendizagem. Ao longo de 80 horas, os 15 sujeitos participantes desta formação foram desafiados a construir, refletir e desenvolver atividades utilizando tais recursos com o objetivo de enriquecer suas práticas educacionais. Os registros obtidos através do Google Meet® e dos extratos das atividades encaminhados via Google Sala de Aula® foram analisados seguindo o modelo de investigação qualitativa de estudo de caso. As análises evidenciam que os futuros professores, após a vivência desta formação, atingiram novos níveis de tomada de consciência sobre o uso das tecnologias digitais nos processos pedagógicos, passando a integrar esses recursos em suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to analyse, according to the Piagetian perspective of awareness, how students of the Normal Course and Use of Studies understand and integrate digital technologies in their pedagogical plans. To this end, the "Training Course for the Use of Digital Information and Communication Technologies in the Classroom" was carried out, with the main focus on the Pedagogical Architecture of Learning Projects. Over 80 hours, the 15 subjects participating in this training were challenged to build, reflect and develop activities using such resources with the aim of enriching their educational practices. The records obtained through Google Meet® and the activity extracts forwarded via Google Classroom® were analyzed following the qualitative case study research model. The analyzes show that future teachers, after experiencing this training, reached new levels of awareness about the use of digital technologies in pedagogical processes, starting to integrate these resources into their pedagogical practices. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Normal Course | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Magisterium | en |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Awareness | en |
dc.subject | Pedagogical Architectures | en |
dc.title | O uso das tecnologias digitais em sala de aula : um olhar sobre a tomada de consciência de professores em formação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001168043 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (7479)Education (2504)