Violência escolar : um estudo de avaliação de impacto das ações parceiras da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar - CIPAVE-RS
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A violência é considerada grave problema social e de saúde pública. Na escola, esse problema é acentuado, fazendo-se necessária a utilização de estratégias que auxiliem em sua redução e prevenção. Como alternativa, o estado do Rio Grande do Sul considerou prioritária a implantação, a formação e a atuação da Comissão de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE), estabelecendo redes de apoio regionalizadas e atuantes na resolução de conflitos e planejando novas ações de combate à violênc ...
A violência é considerada grave problema social e de saúde pública. Na escola, esse problema é acentuado, fazendo-se necessária a utilização de estratégias que auxiliem em sua redução e prevenção. Como alternativa, o estado do Rio Grande do Sul considerou prioritária a implantação, a formação e a atuação da Comissão de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE), estabelecendo redes de apoio regionalizadas e atuantes na resolução de conflitos e planejando novas ações de combate à violência e aos acidentes nas escolas, também atuando por meio de parceiros públicos e privados. Nesse contexto, tão importante quanto a execução de ações que objetivem o combate à violência nas escolas é a mensuração de seus impactos. Sendo assim, esta dissertação teve como principal objetivo avaliar o impacto da atuação das parcerias da CIPAVE na redução da violência escolar, a partir de uma avaliação quase-experimental das escolas que receberam ações. Evidenciou-se que, na maioria dos testes, a diferença na redução das taxas de violência foi maior nestas escolas em comparação às que não receberam ações, o que responde à questão de pesquisa: a CIPAVE, por meio de suas parcerias, impacta significativamente na redução dos casos de violências nas escolas por ela atendidas, tanto de modo geral como em tipos de violência específicos. ...
Abstract
The violence is considered a serious social and public health problem. At the school, this issue is accentuated demanding the use of strategies that support on its decrease and prevention. As alternative, the state of Rio Grande do Sul instituted as priority the deployment, development and action from the Commission of Prevention to Accidents and School Violence (CIPAVE), establishing regionalized support networks and active in conflict resolution, planning new actions to fight against the viol ...
The violence is considered a serious social and public health problem. At the school, this issue is accentuated demanding the use of strategies that support on its decrease and prevention. As alternative, the state of Rio Grande do Sul instituted as priority the deployment, development and action from the Commission of Prevention to Accidents and School Violence (CIPAVE), establishing regionalized support networks and active in conflict resolution, planning new actions to fight against the violence and accidents at the schools, also acting through public and private associates. As important as the execution of actions that aim the combat to prevention of violence at the school environment is the measurement of its impacts. Therefore, this thesis aimed to evaluate the impact of the actions from the CIPAVE partnership on the reduction of school violence, based on a quasi-experimental evaluation in the schools that actions was applied. It has been demonstrated in the most tests that the difference on the reduction of the violence rates was bigger in comparison which those did not have application, it answers the research question: the CIPAVE through its associates, impact significantly on the decrease of the violence cases at the schools by them assisted, both overall as in specific kinds of violence. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Políticas Públicas (89)
Este item está licenciado na Creative Commons License