Dos saberes pessoais à visibilidade de uma pedagogia simbólica
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Data
1999Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
Este trabalho problematiza o Ser-professor, relacionando-o a questões relativas ao imaginário, ao símbolo, às representações e aos arquétipos - conceitos prioritariamente ancorados nas leituras do antropólogo Gilbert Durand e do filósofo e epistemólogo Gaston Bachelard. O estudo tem origem nas trajetórias biográficas de 9 professoras e 1 professor que atuam na rede de ensino da Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul. A investigação foi desenvolvida no período compreendido entre 1997 e 1998. ...
Este trabalho problematiza o Ser-professor, relacionando-o a questões relativas ao imaginário, ao símbolo, às representações e aos arquétipos - conceitos prioritariamente ancorados nas leituras do antropólogo Gilbert Durand e do filósofo e epistemólogo Gaston Bachelard. O estudo tem origem nas trajetórias biográficas de 9 professoras e 1 professor que atuam na rede de ensino da Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul. A investigação foi desenvolvida no período compreendido entre 1997 e 1998. Fundamentada em Durand, construo, nesta tese, o que denominei metodologia de convergências, a qual busca estabelecer relações entre as diferentes modalidades de coleta de dados utilizados no trabalho de campo: entrevistas com os sujeitos e análise de suas poesias, relatos escritos e produções visuais. Através das narrativas autobiográficas, tento visualizar os saberes pessoais dos sujeitos, bem como o que os levou a Ser-professor. Percebo que diferentes universos se mesclam, intersignificam-se e afetam-se neste processo. Em suas trajetórias, emergem mitos e símbolos tecedores de uma complexidade de significações e representações. Como uma espécie de tessitura simbólica, trama conceitos a partir de diferentes ordens de saberes que convergem na produção do sentido do fazer-se professor. Denomino estas diferentes ordens de saberes de Pedagogia Simbólica, o que significa pensar num tipo de conhecimento submerso num imaginário, com múltiplas camadas, que se apresenta através de palavras, alegorias e fragmentos que "nomeiam" uma face do saber geralmente intocado. ...
Abstract
This thesis deals with the process of Being-a-teacher, relating it to concepts such as imaginary, symbol, representations and archetypes - derived mainly from the readings of the anthropologist Gilbert Durand and the philosopher and epistemologist Gaston Bachelard. The study was developed from the biographical trajectories of 9 female and 1 male teachers who work in the educational network of the Southern Region of the State of Rio Grande do Sul. It was carried out during the years of 1997 and ...
This thesis deals with the process of Being-a-teacher, relating it to concepts such as imaginary, symbol, representations and archetypes - derived mainly from the readings of the anthropologist Gilbert Durand and the philosopher and epistemologist Gaston Bachelard. The study was developed from the biographical trajectories of 9 female and 1 male teachers who work in the educational network of the Southern Region of the State of Rio Grande do Sul. It was carried out during the years of 1997 and 1998. Based on Durand, l build, in this thesis, what l have named methodology of convergences, which is aimed at establishing relationships between the different data collection techniques used during the fieldwork: interviews with the subjects and analysis of their poetry, written accounts, and visual productions. Starting from the autobiographical accounts, l try to visualize the personal knowledge carried by the subjects, as well as the reasons for their Being-a-teacher. l notice that different universes mingle, intersignify, and affect each other during this process. Myths and symbols emerge from the path fLllowed by the subjects and weave a complex of meanings and representations. As a kind of symbolic fabric, l build concepts, from different orders of knowledge. Such concepts meet to produce meaning for the act of becoming a teacher. l call these different orders of knowledge Symbolic Pedagogy, which calls for a type of content that is submerged in a multiple layered imaginary that presents itself through words, allegories and fragments that "name" a generally hidden and untouched face of knowledge. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)Educação (2530)
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