A dupla jornada de trabalho da mulher : um estudo de caso com as professoras de uma escola pública no Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
1987Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo o entendimento da problemática da professora em sua dupla jornada de trabalho, na casa e na escola, onde são privilegiados dois pontos de meu particular interesse por acreditar que sejam fatores agudizantes da sua condição de vida: a opressão da mulher e o papel da educação na opressão da mulher e seus consequentes desdobramentos. O papel da professora, numa escola da rede estadual do RS nos anos 80, me interessou como objeto de estudo por ser uma profissão mu ...
Esta dissertação tem como objetivo o entendimento da problemática da professora em sua dupla jornada de trabalho, na casa e na escola, onde são privilegiados dois pontos de meu particular interesse por acreditar que sejam fatores agudizantes da sua condição de vida: a opressão da mulher e o papel da educação na opressão da mulher e seus consequentes desdobramentos. O papel da professora, numa escola da rede estadual do RS nos anos 80, me interessou como objeto de estudo por ser uma profissão muito procurada pelas mulheres e por terem elas, em suas mãos, a responsabilidade de uma escolha: serem agentes transformadores, oferecendo resistência aos instrumentos de opressão e reprodução via educação ou simplesmente aceitarem manter os valores já estabelecidos pela nossa sociedade patriarcal. Tive resultados recompensadores, como o fato de encontrar mulheres conscientes de sua opressão lutando, no dia-a-dia, por seus direitos. Encontramos também algumas de quem pouco podemos esperar, o que nos faz ter cada vez maior firmeza e intensidade de trabalho pela causa feminista. ...
Abstract
The main objective of this dissertation is to understand the problems involving women teachers in their double labour journey, at home and at school, emphasizing two points of our private interest since we believe that they lessen their life condition: women's oppression and the role of education in such process and its subsequent unfoldings. The role of the woman teacher in a school of the public school network in the 1980's has been chosen as our object of study because that is a profession w ...
The main objective of this dissertation is to understand the problems involving women teachers in their double labour journey, at home and at school, emphasizing two points of our private interest since we believe that they lessen their life condition: women's oppression and the role of education in such process and its subsequent unfoldings. The role of the woman teacher in a school of the public school network in the 1980's has been chosen as our object of study because that is a profession which women in general are much taken to and because they have in their hands the responsibility of a choice: to be the agent of transformation, offering resistance to the instruments of oppression and its reproduction via education or simply to accept to maintain the values already established by our patriarchal society. We've had very rewarding results, such as to find teacher's conscious of their oppression and fighting daily for their rights. We've also found some whom we may hope little, which only increased our interest in working for the feminist cause with more strength and intensity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7437)Educação (2491)
Este item está licenciado na Creative Commons License