A produção do fracasso escolar : uma tentativa de interlocução entre o macro e o microssocial
View/ Open
Date
1995Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A Produção do Fracasso Escolar: Uma Tentativa de Interlocução entre o Macro e o Microssocial é o tema desta investigação. Neste ensaio, pretendeu-se cotejar os intervenientes estruturais, as políticas públicas, as formas de gestão da escola, a realidade cotidiana, rumo ao entendimento do fenômeno do fracasso escolar. O resultado deste Estudo de Caso, realizado numa Escola de 1º Grau Incompleto situada na periferia urbana do Município de Frederico Westphalen - RS, compõe-se de cinco (5) capítulo ...
A Produção do Fracasso Escolar: Uma Tentativa de Interlocução entre o Macro e o Microssocial é o tema desta investigação. Neste ensaio, pretendeu-se cotejar os intervenientes estruturais, as políticas públicas, as formas de gestão da escola, a realidade cotidiana, rumo ao entendimento do fenômeno do fracasso escolar. O resultado deste Estudo de Caso, realizado numa Escola de 1º Grau Incompleto situada na periferia urbana do Município de Frederico Westphalen - RS, compõe-se de cinco (5) capítulos. Desponta inicialmente a gênese pela escolha da temática, situando a abordagem metodológica na qual se conjugam o micro e o macroespaço da ação pedagógica. Prosseguindo, a construção de possíveis respostas apóia-se na História das lutas pela escola, retomando os processos sócio-econômico e políticos nacionais e regionais e a imersão da educação nesta moldura. Revisitar a teoria, constitui-se em rede de sustentação da trajetória, reconstruindo as diferentes concepções sobre o fenômeno da escolarização e do fracasso escolar. A contribuição de Antonio Gramsci se faz timoneira na condução do processo de diálogo com o cenário eleito, qual seja, o cotidiano em ação. Por fim, retoma-se a crença na Escola cujas possibilidades se expressam também nos seus limites. Limites de toda ordem, já amplamente anunciados, quer estruturais e conjunturais, quer das políticas públicas e gestão dos sistemas, ou do dia-a-dia do fazer pedagógico, ou das concepções enraizadas/carimbadas sobre o fenômeno, as quais tentamos desvelar neste estudo. Possibilidades que se traduzem na articulação entre a escola e o mundo da produção, qual seja, a escola que conjugue formação intelectual humanista com formação profissional, provocando uma releitura do princípio educativo gramsciano. Possibilidades que se traduzem também na gestão democrática dos sistemas de ensino, através de políticas públicas democratizantes e equânimes, na autonomia da organização escolar, rumo à construção de projeto político-pedagógico próprio. Possibilidades que se traduzem no papel dos profissionais da educação ao encalço da construção de suas competências técnico-políticas, dialetizando-as com a sociedade global, fazendo da sala de aula um dos espaços por excelência do fazer pedagógico, mediado pela realidade. ...
Abstract
The purpose of this thesis was to contribute to the advancement of the understanding of school failure through a comprehensive study of the historical structural conditions, the public policies, the school administration, the classrooom relationships, and some observations of the teacher and the students in a particular setting. The case study focused an elementary public school in a low class neighborhood of Frederico Westphalen, RS, Brazil - a city of ... inhabitants, distant 500 Km from the ...
The purpose of this thesis was to contribute to the advancement of the understanding of school failure through a comprehensive study of the historical structural conditions, the public policies, the school administration, the classrooom relationships, and some observations of the teacher and the students in a particular setting. The case study focused an elementary public school in a low class neighborhood of Frederico Westphalen, RS, Brazil - a city of ... inhabitants, distant 500 Km from the Rio Grande do Sul state capital. The thesis presents five chapters. As an introduction, the author justifies her choice in terms of theme and setting, followed by a description of the methodological approach, which combines a historical macro analysis with an analysis of the school and classroom settings. Therefore, the text presents a brief history of schooling in the area (an original contribution stressing the fight for schooling), an analysis of regional and local social, political and economic conditions, and specially an analysis of major educational statistics which demonstrate the severe situation of repetition and school dropouts at elementary grades. The theoretical framework brings together a wide range of studies, mostly published in Brazil, about the phenomenon of schooling and school failure. But it also takes ideas such as the Antonio Gramsci's thought to establish relationships between the historical/macro conditions and the studied school scene. The case study presents several observations about the school project, in terms of social and pedagogical objetives and action, focusing the school administration and the teacher, the students, their lives and social representions of schooling and learning. In conclusion, the author stresses the structural and conjunctural limits of different orders which condition the public policies, the educational administration and teaching. But she also points out the concepts and beliefs that underground the daily acting of school personnel, pupils and their families. On the other part, she indicates that there are many important possibilities for overcoming the school failure syndrome: revising the understanding of school/world of work relationships and the major objectives of intelectual and professional education; the democratization of school systems' administration through public policies emphasising equality, and the value of local school projects; and the need for the development of teachers' political and technical competentes. The professionalization of protagonist teachers requires their understanding of the global setting and of the dialectical relationships of public policies and daily classroom pedagogical acting. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7289)Education (2434)
This item is licensed under a Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)