Mostrar el registro sencillo del ítem
A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar
dc.contributor.advisor | Moll, Jaqueline | pt_BR |
dc.contributor.author | Rossato, Maristela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T03:32:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257543 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é produzir (re)significações acerca do fracasso escolar desde a voz dos alunos envolvidos. Pretendeu-se uma abordagem qualitativa, através de descrições etnográficas, constituídas pelas interações e interlocuções produzidas nos encontros com os sujeitos que vivenciaram tais experiências. Esta pesquisa constituiu-se também pela utilização de registros formais da história escolar dos alunos e das políticas educacionais no estado do Paraná. Fizeram parte desta pesquisa, alunos de uma escola pública estadual, situada numa área pobre da cidade de Palotina/PR e que durante os anos de 1998, 1999 e 2000 integraram o Projeto Correção de Fluxo, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná. O entretecimento das diferentes vozes – dos alunos, dos teóricos, das políticas, da pesquisadora – conduziu a caminhos pouco percorridos: sobre fracasso escolar, não basta encontrar as causas e as soluções, é preciso intensificar a vigilância sobre os efeitos das políticas públicas na vida dos alunos, é preciso intensificar a compreensão das relações que os alunos mantêm com a escola e com o conhecimento ali trabalhado, é preciso intensificar o respeito ao direito básico de educação escolar que não possibilite experiências de fracasso escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this research is to bring new meaning to education failure starting from the point of view of the students involved. The intention was a qualitative approach, through ethnographic descriptions, made up from the interactions and interpretations produced in the meeting with the subjects that live such experiences. This work also involves the use of students’ formal school records and the educational policies of the State of Paraná (PR), Brazil. Students from a state public school, located in a poor sector of the city of Palotina/PR, took part in this research and during the years of 1998, 1999, 2000 integrated the Project Correção de Fluxo (Flux Correction), promoted by The Paraná State Secretary of Education. The lacing of the different voices – the students’, the scholars’, the politicians’ and the researcher’s – led to ways that are rarely traveled: as to school failure, it is not enough to find the causes and the solutions, it is necesary to intensify the watch on the effects of public policies in students’ lives, it is necessary to intensify the comprehension of the relations that the students maintain with the school and of the knowledge therein cultivated, it is necessary to intensifyy the respect of the basic right to a school education that doesn’t make school failure a possible experience. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | School failure | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | School success | en |
dc.subject | Fundamental education | en |
dc.subject | Êxito escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino público estadual | pt_BR |
dc.subject | Educational public policies | en |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Paraná | pt_BR |
dc.title | A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000312399 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2001 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)