Literatura escrita por mulheres : representações e relações de gênero
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Por muito tempo, as mulheres foram cerceadas do direito de contar suas próprias histórias. Devido a diversas formas de silenciamentos, diretos e indiretos, a normatividade vigente está diretamente relacionada à hegemonia masculina em diversas áreas, inclusive na literatura: as escritas das mulheres sempre estiveram à margem do que é considerado cânone literário, salvo raras exceções. A partir dos Estudos Feministas e dos Estudos de Gênero e em uma perspectiva pós-estruturalista, a presente pesq ...
Por muito tempo, as mulheres foram cerceadas do direito de contar suas próprias histórias. Devido a diversas formas de silenciamentos, diretos e indiretos, a normatividade vigente está diretamente relacionada à hegemonia masculina em diversas áreas, inclusive na literatura: as escritas das mulheres sempre estiveram à margem do que é considerado cânone literário, salvo raras exceções. A partir dos Estudos Feministas e dos Estudos de Gênero e em uma perspectiva pós-estruturalista, a presente pesquisa busca analisar obras literárias de quatro autoras brasileiras contemporâneas: ‘Toureando o Diabo’, de Clara Averbuck; ‘O homem infelizmente tem que acabar’, de Clara Corleone; ‘Amora’, de Natalia Borges Polesso; e ‘duas vezes dramática’, de Natasha Centenaro. Para tal, utilizam-se os conceitos de Pedagogias Culturais, de Gênero e de Sexualidade como ferramentas de análise. Considerando que a norma está vinculada a diversos marcadores – é masculina, branca, heterossexual e cisgênera, por exemplo – e, portanto, o termo ‘literatura’ está vinculado ao masculino no imaginário sociocultural, pode-se afirmar que a norma não precisa se anunciar e, assim, esta dissertação busca perceber através de quais formas as obras produzidas por estas quatro mulheres obrigam a norma a falar de si, podendo produzir efeitos pedagógicos no sujeito-leitor. Considera-se, também, que uma obra literária carrega consigo as marcas culturais daquelas que a escrevem e, portanto, os posicionamentos das autoras são refletidos em suas produções, colaborando também no questionamento da normatividade. ...
Abstract
For a very long time, women have been deprived of their right to tell their own stories. Due to many techniques of silencing, either direct or indirect, the current normativity is directly linked to the male hegemony in several areas, including literature: women’s writings have always been cast aside from the considered canon, with very few exceptions. Based on Feminist Studies and Gender Studies and within a post-structuralist perspective, the present paper seeks to analyze the literary works ...
For a very long time, women have been deprived of their right to tell their own stories. Due to many techniques of silencing, either direct or indirect, the current normativity is directly linked to the male hegemony in several areas, including literature: women’s writings have always been cast aside from the considered canon, with very few exceptions. Based on Feminist Studies and Gender Studies and within a post-structuralist perspective, the present paper seeks to analyze the literary works of four Brazilian contemporary authors: ‘Toureando o Diabo’, by Clara Averbuck; ‘O homem infelizmente tem que acabar’, by Clara Corleone; ‘Amora’, by Natália Borges Polesso; and ‘duas vezes draMÁtica’, by Natasha Centenaro. In order to do so, the concepts of Cultural Pedagogies and Gender and Sexuality Pedagogies have been employed as tools of analysis. Considering that the norm is attached to several markers - it is male, white, heterossexual and cisgender, for example - and, therefore, the term ‘literature’ is associated to the masculine in the sociocultural imagery, it is possible to argue that the norm does not need to announce itself and, thus, this dissertation seeks to analyze how the aforementioned literary works produced by these four women force the norm to speak of itself, in a way that might cause pedagogical effects on the subject-reader. It must be taken into account, too, that every literary work bears the cultural marks of those who wrote it and, therefore, the positioning of the authors is reflected in their productions, which collaborates to the questioning of normativity as well. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7585)Educação (2543)
Este item está licenciado na Creative Commons License