Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZordan, Paolapt_BR
dc.contributor.authorChaves, José Ernani Melopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-20T03:20:52Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257260pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta experiências de um artista professor, professorartista, em sala de aula de escolas de educação especial. Trata-se de aulas de arte na singularidade fabulatória que, com fragmentos do vivido, traz perspectivas poéticas do que educativamente se realizou. Cacaria, matéria de pesquisa, desenvolve um método próprio, com inspiração em alguns estudos da Filosofia da Diferença, bem como assimila autores pelo maneirismo aforismático do texto. Cacaria colhe cacos do experimentado para criar imagens e planos de voo textuais. O corpo dos alunos, em sua maioria autistas, assim como outras crianças e jovens com acometimentos neurais de diversos tipos, atravessa o próprio corpo em desequilíbrio do professorartista. Um discurso não-linear, não-narrativo, tampouco dissertativo, traz as vozes desse pensamento outro fora das convenções racionais, que plana em expressões sensórias.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents an artist teacher, teacher-artist experiences in special educai-o schools classroom. These are Arts classes in the fabulatory singularity which Bering poetic perspectives of what was educationally realized through lived fragments. Shards, as a research bater, develops its own method, inspired by some estudes of the Philosophy of Difference and by altos assimilated in the aphorismatic mannerism of the text. It collects the shards from the experienced to create images and textual flight plans. In most autistic cases, as well as other children and young people writs different types of neural disorders, the students' body crosses the unbalanced body of the teacher-artist. A non-linear, non-narrative, or dissertative speech brings the voices of that other thought, outside the rational conventions and full in its sensoriais expressions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScriptures-readingsen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectAutismen
dc.subjectVisual poeticsen
dc.subjectFabulationen
dc.subjectArts classroomen
dc.titleCacaria plano de voopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001166345pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples