Mostrar el registro sencillo del ítem
Cacaria plano de voo
dc.contributor.advisor | Zordan, Paola | pt_BR |
dc.contributor.author | Chaves, José Ernani Melo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-20T03:20:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257260 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta experiências de um artista professor, professorartista, em sala de aula de escolas de educação especial. Trata-se de aulas de arte na singularidade fabulatória que, com fragmentos do vivido, traz perspectivas poéticas do que educativamente se realizou. Cacaria, matéria de pesquisa, desenvolve um método próprio, com inspiração em alguns estudos da Filosofia da Diferença, bem como assimila autores pelo maneirismo aforismático do texto. Cacaria colhe cacos do experimentado para criar imagens e planos de voo textuais. O corpo dos alunos, em sua maioria autistas, assim como outras crianças e jovens com acometimentos neurais de diversos tipos, atravessa o próprio corpo em desequilíbrio do professorartista. Um discurso não-linear, não-narrativo, tampouco dissertativo, traz as vozes desse pensamento outro fora das convenções racionais, que plana em expressões sensórias. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents an artist teacher, teacher-artist experiences in special educai-o schools classroom. These are Arts classes in the fabulatory singularity which Bering poetic perspectives of what was educationally realized through lived fragments. Shards, as a research bater, develops its own method, inspired by some estudes of the Philosophy of Difference and by altos assimilated in the aphorismatic mannerism of the text. It collects the shards from the experienced to create images and textual flight plans. In most autistic cases, as well as other children and young people writs different types of neural disorders, the students' body crosses the unbalanced body of the teacher-artist. A non-linear, non-narrative, or dissertative speech brings the voices of that other thought, outside the rational conventions and full in its sensoriais expressions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Scriptures-readings | en |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Autism | en |
dc.subject | Visual poetics | en |
dc.subject | Fabulation | en |
dc.subject | Arts classroom | en |
dc.title | Cacaria plano de voo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001166345 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7443)Educación (2496)