Educação e conhecimento : derivas da diferença do nomadismo e da estrangeiridade em F. Nietzsche e M. Buber
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Data
1997Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta dissertação emerge de uma pesquisa que utiliza como ferramentas metodológicas o procedimento genealógico segundo F. Nietzsche, com o objetivo de perspectivar a obra central de M. Buber: "Eu e Tu". Nesta investigação são apreendidos e apresentados, entre os muitos itinerários da obra, os temas da diferença, do nomadismo e da estrangeiridade, como elementos recorrentes e demarcadores na obra fundamental do pensamento dialógico de Buber. A partir dos percursos referidos em "Eu e Tu'' e das co ...
Esta dissertação emerge de uma pesquisa que utiliza como ferramentas metodológicas o procedimento genealógico segundo F. Nietzsche, com o objetivo de perspectivar a obra central de M. Buber: "Eu e Tu". Nesta investigação são apreendidos e apresentados, entre os muitos itinerários da obra, os temas da diferença, do nomadismo e da estrangeiridade, como elementos recorrentes e demarcadores na obra fundamental do pensamento dialógico de Buber. A partir dos percursos referidos em "Eu e Tu'' e das configurações do pensamento de Buber, a obra é situada para além dos cânones do humanismo romântico, fundador de práticas pedagógicas e de sua recepção mais difundida na educação e na psicologia. Para tanto, são pesquisadas as fontes primordiais da filosofia de Buber no hassidismo Polonês e Ucrâniano do séc. XVlll, com sua concepção do sagrado, instaurado no relacional como elemento de contraste com o humanismo da tradição metafísica, e também com as seduções do movimento romântico nas práticas psicológicas e pedagógicas. ...
Abstract
This dissertation emerges from a research which uses F. Nietzsche's genealogical proceeding as a methodological tool aíming to consider in perspective M. Buber's main work: "Me and You". In this investigation, among the many itinerarious followed by Buber, the subjects of difference, nomadism and foreignness, persistent and defining elements in the fundamental work of his dialogical thought are apprehended and presented. Starting âom the trails refered in "Me and You" and the configurations of ...
This dissertation emerges from a research which uses F. Nietzsche's genealogical proceeding as a methodological tool aíming to consider in perspective M. Buber's main work: "Me and You". In this investigation, among the many itinerarious followed by Buber, the subjects of difference, nomadism and foreignness, persistent and defining elements in the fundamental work of his dialogical thought are apprehended and presented. Starting âom the trails refered in "Me and You" and the configurations of Buber's thought, the work is placed beyond the canons of romantic humanism, founding of pedagogic practices, as well as beyond its more widespread reception in Education and Psychology. With this purpose we have researched the original sources of Buber's philosophy in the Polish and Ukranian hassidism of the XVlll century with its conception of the sacred founded in the relational as an element of contrast with the humanism of the metaphisical tradition as well as the seduction of the romantic movement in the psychological and pedagogical practices. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)Educação (2530)
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