Leitura e releitura no ensino fundamental : cidade e arte
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Data
2005Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação analisou a leitura e a releitura de imagens de educandos do Ensino Fundamental da rede pública, aos quais se propôs um olhar sensível, estético e crítico sobre a cidade e a arte. Os pressupostos teóricos foram os estudos sobre a compreensão estética realizados por Parsons e Rossi, as discussões de Duarte Jr. acerca da educação do sensível e os trabalhos de Wilson & Wilson e de Cox, que consideram a influência das fontes externas nos desenhos das crianças. No ensino da arte, em ...
Esta dissertação analisou a leitura e a releitura de imagens de educandos do Ensino Fundamental da rede pública, aos quais se propôs um olhar sensível, estético e crítico sobre a cidade e a arte. Os pressupostos teóricos foram os estudos sobre a compreensão estética realizados por Parsons e Rossi, as discussões de Duarte Jr. acerca da educação do sensível e os trabalhos de Wilson & Wilson e de Cox, que consideram a influência das fontes externas nos desenhos das crianças. No ensino da arte, em geral, predominam atividades de atelier, sem uma discussão sobre as imagens da arte, do meio ambiente e da produção dos estudantes. Quando as imagens são apresentadas na escola, os artistas locais são negligenciados em favor das reproduções de obras consagradas. A pesquisa consistiu em realizar atividades de leitura e releitura, tendo por foco a cidade, com 50 educandos, com idades entre 1O e 11 anos, de duas turmas de 5a série do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Ulisses Cabras, de Antônio Prado, RS. Para a análise dos dados foram selecionados seis sujeitos, dentre os 50, segundo tais critérios: três com alguma familiaridade com imagens da arte e três sem familiaridade; mesmo número de ambos os sexos; mesmo número de moradores da área central e de bairros e diferentes instituições de ensino de origem. Trata-se, portanto, de um estudo de caso do tipo etnográfico. Optou-se pela pesquisa qualitativa, descrevendo os processos dos educandos através de questionários, entrevistas semi estruturadas e atividades de leitura e releitura de imagens, bem como interação com a arte, eventos e espaços da cidade. A análise dos dados permitiu concluir que os sujeitos demonstraram uma compreensão estética coerente com o Segundo Estágio da teoria de Parsons, em que a ênfase é no tema (incluindo as ideias de beleza e realismo), e com o Nível l da classificação de Rossi, no qual a leitura é guiada pela concretude do mundo representado nas obras. Pôde-se constatar que houve relação entre as leituras e as produções (inclusive releituras) dos educandos, isto é, a ênfase no tema e nos aspectos concretos da obra presente nas leituras também foi visível em seus trabalhos. Ainda, ficou evidente a influência das representações da cultura visual dos educandos nos seus desenhos, confirmando as ideias de Wilson & Wilson e de Cox. Os desenhos dos sujeitos que tinham familiaridade com as imagens da arte apresentaram-se mais elaborados do que os desenhos dos que não tinham familiaridade. Não foram encontradas diferenças significativas na compreensão estética entre os estudantes com alguma familiaridade com imagens da arte e os que não tinham familiaridade. Atribuiu-se tal fato à carência de uma prática de discussão estética na escola. ...
Abstract
This dissertation analyzed the reading and rereading of the images of Elementary students from a public school; to which a sensitive, esthetic and critical look was proposed about the city and art. The theorical implied were the studies about esthetic comprehension done by Parsons e Rossi, the discussions of Duarte Jr. About the education of the sensitive and the works of Wilson & Wilson, who consider the influence of extemal sources in children draws. In the teaching of art, in general, predom ...
This dissertation analyzed the reading and rereading of the images of Elementary students from a public school; to which a sensitive, esthetic and critical look was proposed about the city and art. The theorical implied were the studies about esthetic comprehension done by Parsons e Rossi, the discussions of Duarte Jr. About the education of the sensitive and the works of Wilson & Wilson, who consider the influence of extemal sources in children draws. In the teaching of art, in general, predominate atelier activities without discussion about the images of the art, environment and the production of the students. When the imagem are presented in the school, local artists are neglected in favor of the consecrated reproductions. The research consisted in reading and rereading activities, having in focus the city, with 50 students, between 1O and 11 years old, of two 5th grade classes of the elementary level of "Colégio Estadual Professor Ulisses Cabral", at Antônio Prado, RS. For the analysis of the data, were selected six people, among the 50, According to these criteria: three with some familiarity with art images and three without familiarity; same number of both sex, same number of residents of the central area and neighborhoods and diíferent educational institutions of origin. So, it's a case study of the ethnography type. The qualitative research was choosen, describing the students process by questionaries, half-structuralized interviews and reading and rereading activities of the images, as well as interaction with art events and spaces of the city. The analisis of the data pemitted me to conclude that the people demonstrated an esthetic comprehension coherent with the second stage of the Parsons theory, in wich the emphasis is the theme (including the ideas of beauty and realism), and with the Rossis's levei l classification, in wich the reading is guided by the concreteness of the represented world in the works. It was possible to verify that was a relation between the reading and productions (including rereading) of the students, that is to say, that the emphasis in the theme and in the concrete aspects of the work, also pretend in the readings, was visible in their works. Also, was evident the influente of representations of the visual culture of the students in theirs draws, confirming the ideal of Wilson & Wilson and Cox. The draws of the people who had familiarity with the art images were more sophisticated than the draws of the ones who hadn't familiarity. Weren't found signicant diflerences in the estethic comprehension between the students with some familiarity with the art images and the ones without familiarity. This fact, was attributed to a need for a practice of esthetic dimension discussion at school. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)Educação (2530)
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