A comunicação professor-aluno : uma contribuição ao estudo sobre a construção do conhecimento
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Data
1999Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A pesquisa intitulada “A comunicação Professor-Aluno: Uma Contribuição ao Estudo sobre a Construção do Conhecimento” analisa diálogos entre alunos e professores de seis grupos de primeira série, em duas escolas de primeiro grau – uma pública e uma privada. O objetivo este projeto é estudar o ato comunicativo, para compreender as formas como o conhecimento ensinado em sala de aula é apresentado, é compartilhado, é inibido ou é obstruído através dos movimentos das falas na relação assimétrica pro ...
A pesquisa intitulada “A comunicação Professor-Aluno: Uma Contribuição ao Estudo sobre a Construção do Conhecimento” analisa diálogos entre alunos e professores de seis grupos de primeira série, em duas escolas de primeiro grau – uma pública e uma privada. O objetivo este projeto é estudar o ato comunicativo, para compreender as formas como o conhecimento ensinado em sala de aula é apresentado, é compartilhado, é inibido ou é obstruído através dos movimentos das falas na relação assimétrica professor-aluno. As abordagens teóricas inspiram-se principalmente na Epistemologia Genética de Jean Piaget e na Epistemologia Dialógica de Mikhail Bakthin, Ragnar Rommetveit e outros teóricos. O objetivo da pesquisa é o de mostrar que, cada vez que professor e alunos se encontram com o conhecimento escolar, estão simultaneamente, colocados com uma potencial multiplicidade de perspectivas e com uma potencial necessidade de reconstruir e recriar estas perspectivas de forma cooperativa, com vistas a produzir avanços no conhecimento. O material empírico foi coletado nos primeiros trimestres do biênio 1997-1998 e as aulas foram observadas, gravadas e transcritas em protocolos. A análise dos dados foi realizada de acordo com o modelo de “Análise Dialógica Sócio-Cognitiva” que pretende ser uma construção original inspirada no modelo de análise dialógica dos três passos de Marková e Linell (1993) e no modelo dos intercâmbios interindividuais de Piaget (1983). Através da análise dos protocolos encontramos três padrões principais de comunicação: padrão monológico, padrões intermediários e padrão interacional. As conclusões apontam para a importância da pesquisa dialógica sócio-cognitiva como uma alternativa para melhor se compreender e trabalhar com a comunicação em sala de aula com vistas a propiciar avanços no conhecimento. ...
Abstract
The research entitled “The Communication between Teacher and Student – A contribution to the Study of the Development of knowledge” analyses dialogues among teachers and students in six groups of first graders, in two elementary schools, a public and a private one. The goal of this Project is to stuy the communicative act, to understand the ways in which knowledge taught in the classroom is presented, shared, inhibited or obstructed through the flow of speech in the assymetrical relationship be ...
The research entitled “The Communication between Teacher and Student – A contribution to the Study of the Development of knowledge” analyses dialogues among teachers and students in six groups of first graders, in two elementary schools, a public and a private one. The goal of this Project is to stuy the communicative act, to understand the ways in which knowledge taught in the classroom is presented, shared, inhibited or obstructed through the flow of speech in the assymetrical relationship between teacher and student. The theorectical approaches come mainly from the Genetic Epistemology of Jean Piaget and the Dialogical Epistemology of Mikhail Bakthin, Ragnar Rommetveit and other schollars. The aim of the research is to show that each time teacher and students face school knowledge they are simultaneously set up with a potencial multiplicity of perspectives and with a potencial necessity to rebuild and recreate these perspective in a cooperative way, aiming to promote advances in knowledge. The empirical data was collected during the first quarterly of the biennium 1997-1998 and the classes were observed, áudio-taped and transcribed into protocols. The analysis of data was accomplished according the “Socio-Cognitive Dialogical Analysis” model which intends to be an original approach inspired in Marková and Linell’s (1993) “three- step analysis” and in Piaget’s (1983) interinidividual interchange model. Through the analysis of protocols three main patterns of communication were found: the monological pattern, the intermediate pattern and the interactional pattern. The conclusions lead to the importance of the sócio-cognitive dialogical research as an alternative to a better understanding of communication in classroom aiming to promote advances in knowledge. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7579)Educação (2539)
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