Competências do professor de desenho técnico : um estudo nas escolas profissionalizantes de 2. grau
Visualizar/abrir
Data
1980Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar necessidades de treinamento em funções, tarefas e competências dos professores de Desenho Técnico das escolas profissionalizantes de 2o grau, mediante a percepção do próprio docente, face a dois tipos de julgamento: Julgamento referente a Norma e Julgamento referente a Critério. Visou, também, a Identificar as relações existentes entre os níveis de proficiência que esses professores julgam possuir e as variáveis idades, tempo de serviço e formação profiss ...
O objetivo deste estudo foi identificar necessidades de treinamento em funções, tarefas e competências dos professores de Desenho Técnico das escolas profissionalizantes de 2o grau, mediante a percepção do próprio docente, face a dois tipos de julgamento: Julgamento referente a Norma e Julgamento referente a Critério. Visou, também, a Identificar as relações existentes entre os níveis de proficiência que esses professores julgam possuir e as variáveis idades, tempo de serviço e formação profissional. O estudo foi realizado junto a 42 professores das 26 escolas estaduais, particulares e municipal que desenvolvem, em Porto Alegre /RS, o ensino profissionalizante em nível de 2o grau, com habilitações do setor secundário da economia, na área de Desenho Técnico. O corpo teórico que fundamentou o estudo focaliza, de um lado, a legislação referente ao ensino profissionalizante e, por outro lado, as competências do docente, em especial, aquelas relacionadas com o processo de planejamento curricular (Taba, 1974; Sperb, 1976;Tyler, 1979), e o modelo FTC (Função - Tarefa - Competência) de Matteson, (1974). A pesquisa, de caráter descritivo, foi desenvolvida através de um questionário, constituído de 8 Funções 24 Tarefas e 83 Competências. Os dados foram tratados estatisticamente por meio de distribuição de frequências, percentuais e o teste de Kendall’s Tau (Nie et alli, 1975). Os resultados da investigação evidenciaram a necessidade de treinamento em 50 das 83 competências analisadas. Nenhuma das variáveis independentes – idade, tempo de serviço e formação profissional do professor de Desenho Técnico apresentou correlação alta, positiva ou negativa, com os níveis de proficiência eu estes professores julgam possuir em funções, tarefas e competências relacionadas com o seu desempenho nesta disciplina. Em face dos resultados do estudo, sugere-se o treinamento dos docentes de Desenho Técnico das escolas profissionalizantes de 2o grau de Porto Alegre/RS, nas 50 competências que foram por eles identificadas como deficitárias. Finalmente, salienta-se que a idade, tempo de serviço e a formação profissional não parecem influir na percepção que os docentes têm sobre o seu nível de proficiência nas competências investigadas neste estudo. ...
Abstract
The purpose of this study was to identify functions, tasks and competences of technical drawing teachers of Brazilian professionalization secondary schools, taking into account their perceptions and considering two types of judgements: Norm referenced Judgement and Criterion referenced Judgement. It had as well the purpose of identifying relationships between the proficlency's levels they possessed of themselves and the following variables: age, time of job and professional degree. The study wa ...
The purpose of this study was to identify functions, tasks and competences of technical drawing teachers of Brazilian professionalization secondary schools, taking into account their perceptions and considering two types of judgements: Norm referenced Judgement and Criterion referenced Judgement. It had as well the purpose of identifying relationships between the proficlency's levels they possessed of themselves and the following variables: age, time of job and professional degree. The study was developed among 42 technical drawing teachers from 26 public, private and municipal professionalization secondary schools of Porto Alegre, Río Grande do Sul., offering courses of the secondary economics’ sector. The theoretical basis of the study considered the legislation related to the professionalization teaching and teacher's competencies , specially those related to curriculum planning (Taba, 1974; Sperb,1976; Tyler, 1979) and the Matteson's FTC model – Function, Task, Competency (1974 ). It was used a questionnaire to this descriptive research, including 8 functions, 24 tasks and 83 competencies. Statistics was employed to analyse data, using frequency's distribuition, percentiles and Kendall's Tau Test (Nie et alii,1975). The results showed the necessity of training 50 of the 83 competencies analyzed. None of the independent variables – age, time on job and Professional degree – of the technical drawing teachers presented high correlations, either positive or negative, with the teachers’ perceprions about their proficiency levels in functions, tasks and competencies related to their performance in this subjects. Due to the study’s results, it is suggested the training the technical drawing teachers of professionalization secondary schools of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in the 50 competencies that were identified by them as beeing defficient. Flnally, it is worth to distinguish that age, time of job and professional degree. don't seem to have influence in the perceptions that those teachers have about their proficiency’s levels, in the competences investigated in this study. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License