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dc.contributor.advisorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:24:38Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256169pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta tese é identificar a contribuição da Epistemologia Genética numa prática de psicopedagogia na escola, desenvolvida na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, no período 1989-1993. Busca-se o tratamento dado à questão da aprendizagem e da construção do conhecimento considerando as relações entre a diversidade de abordagens da psicologia contemporânea e a educação. A investigação se fundamenta em matrizes do pensamento psicológico e em estudos sobre a difusão das teorias e destaca a difusão das idéias de Piaget. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza descritiva, baseado em análise de conteúdo de documentos, publicações e entrevistas. Os resultados obtidos mostram que a prática se desenvolveu numa proposta eclética na qual se sobressai a matriz romântica. O marco teórico do trabalho é definido como construtivista, psicanalítico e ‘transversalizado’ por concepções sócio-antropológicas. Seu desenvolvimento evidencia que a contribuição de Piaget integra os pressupostos, via difusão protagonizada principalmente por Sara Pain, e se apaga gradualmente pela sobreposição da psicanálise. Reedita-se uma ruptura tradicional entre aspectos emocionais e racionais nas práticas de psicologia na educação.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to identify contribution of Genetic Epistemology for the practice of psychopedagogy in schools. This program was developed in the Municipal Secretary of Education of Porto Alegre, south of Brazil, ftom 1989 to 1993. The treatment given to the question of leasing and construction of knowledge is searched in the considerations made of the relationships between the different approaches of Contemporary Psychology and Education. The investigation is based on matrices of psychological thought and on studies conceming diffusion of theories, giving special prominence to the diffusion of Piaget's ideas. The study is of a qualitative type, predominantly descríptive, based on content analysis of documents, publications, and interviews. Results indicate that the practice of psychopedagogy developed inside an eclectically proposal in which the romantic matrix is prominent. The theoretical approach used in the program is defined as constructivist, psychoanalytic and 'crosscut' by social anthropological conceptions. lts development shows the contribution of Piaget is present in the assumptions through the diffusion led especially by Sara Pain and becomes gradually dimmer thanks to the superimposition of psychoanalysis. The traditional rupture between emotional and rational aspects in the practices of psychology in the field of education is re-edited.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.titleEpistemologia genética e prática de psicopedagogia na escola : difusão da teoria e os expurgos da razãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000003838pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1998pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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