Epistemologia genética e prática de psicopedagogia na escola : difusão da teoria e os expurgos da razão
Visualizar/abrir
Data
1998Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
O objetivo desta tese é identificar a contribuição da Epistemologia Genética numa prática de psicopedagogia na escola, desenvolvida na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, no período 1989-1993. Busca-se o tratamento dado à questão da aprendizagem e da construção do conhecimento considerando as relações entre a diversidade de abordagens da psicologia contemporânea e a educação. A investigação se fundamenta em matrizes do pensamento psicológico e em estudos sobre a difusão das teoria ...
O objetivo desta tese é identificar a contribuição da Epistemologia Genética numa prática de psicopedagogia na escola, desenvolvida na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, no período 1989-1993. Busca-se o tratamento dado à questão da aprendizagem e da construção do conhecimento considerando as relações entre a diversidade de abordagens da psicologia contemporânea e a educação. A investigação se fundamenta em matrizes do pensamento psicológico e em estudos sobre a difusão das teorias e destaca a difusão das idéias de Piaget. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza descritiva, baseado em análise de conteúdo de documentos, publicações e entrevistas. Os resultados obtidos mostram que a prática se desenvolveu numa proposta eclética na qual se sobressai a matriz romântica. O marco teórico do trabalho é definido como construtivista, psicanalítico e ‘transversalizado’ por concepções sócio-antropológicas. Seu desenvolvimento evidencia que a contribuição de Piaget integra os pressupostos, via difusão protagonizada principalmente por Sara Pain, e se apaga gradualmente pela sobreposição da psicanálise. Reedita-se uma ruptura tradicional entre aspectos emocionais e racionais nas práticas de psicologia na educação. ...
Abstract
The aim of this study is to identify contribution of Genetic Epistemology for the practice of psychopedagogy in schools. This program was developed in the Municipal Secretary of Education of Porto Alegre, south of Brazil, ftom 1989 to 1993. The treatment given to the question of leasing and construction of knowledge is searched in the considerations made of the relationships between the different approaches of Contemporary Psychology and Education. The investigation is based on matrices of psyc ...
The aim of this study is to identify contribution of Genetic Epistemology for the practice of psychopedagogy in schools. This program was developed in the Municipal Secretary of Education of Porto Alegre, south of Brazil, ftom 1989 to 1993. The treatment given to the question of leasing and construction of knowledge is searched in the considerations made of the relationships between the different approaches of Contemporary Psychology and Education. The investigation is based on matrices of psychological thought and on studies conceming diffusion of theories, giving special prominence to the diffusion of Piaget's ideas. The study is of a qualitative type, predominantly descríptive, based on content analysis of documents, publications, and interviews. Results indicate that the practice of psychopedagogy developed inside an eclectically proposal in which the romantic matrix is prominent. The theoretical approach used in the program is defined as constructivist, psychoanalytic and 'crosscut' by social anthropological conceptions. lts development shows the contribution of Piaget is present in the assumptions through the diffusion led especially by Sara Pain and becomes gradually dimmer thanks to the superimposition of psychoanalysis. The traditional rupture between emotional and rational aspects in the practices of psychology in the field of education is re-edited. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License