O mundo é a linguagem como invenção : tecer passagens em saúde e educação
Fecha
2022Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Esta tese parte de uma experiência de pesquisa-in(ter)venção em um hospital público na cidade de Porto Alegre (RS), no Setor de Dor Crônica e Cuidados Paliativos. Entre os anos de 2015 e 2020, trabalhamos junto a pacientes, familiares e equipe desse setor, tanto no sentido de delinear dispositivos de in(ter)venção que possibilitassem operar com a palavra em sua dimensão simbólica quanto no de recolher os efeitos dessa operação com o intuito de decantar elementos que permitissem constelar relaçõ ...
Esta tese parte de uma experiência de pesquisa-in(ter)venção em um hospital público na cidade de Porto Alegre (RS), no Setor de Dor Crônica e Cuidados Paliativos. Entre os anos de 2015 e 2020, trabalhamos junto a pacientes, familiares e equipe desse setor, tanto no sentido de delinear dispositivos de in(ter)venção que possibilitassem operar com a palavra em sua dimensão simbólica quanto no de recolher os efeitos dessa operação com o intuito de decantar elementos que permitissem constelar relações entre educação, saúde e psicanálise. Por meio de dois projetos de extensão, o Ateliê Jardim de Histórias (com pacientes diagnosticados com dor crônica) e No Coração da Agulha (com pacientes em fim de vida), a pesquisa-in(ter)venção estabeleceu contornos para uma escuta em transferência em settings não usuais para a psicanálise bem como buscou transmitir, para os trabalhadores do Setor, os efeitos dessa práxis que mobilizou a produção de narrativas com o intuito de produzir efeitos de sujeito. O Bordado Coletivo e o Carrinho de Parada foram dois dos dispositivos inventados nesses projetos. Ambos, pela via da tecitura em uma superfície compartilhada (o tecido/toalha do bordado), buscaram propiciar uma experiência de escuta de si e do mundo, nutrindo uma zona onde o comum se fez pelo compartilhamento dos (im) possíveis da existência. Por meio da sustentação de gestos mínimos e singulares, procuramos dar lugar aos deslocamentos que sustentam um saber-fazer-com a linguagem: a produção de um ethos que tem domicílio nas passagens e que, ao “trabalhar a dura matéria, [que] move a língua”, como refere Maria Gabriela Llansol, busca abrir espaços de partilha onde a contingência possa operar suas aberturas. O tempo no Ateliê Jardim de Histórias, bordando com pacientes diagnosticados com dor crônica, ensinou-nos sobre a força e a potência da palavra na medida em que a circulação das narrativas na roda permitiu (a)notar camadas em que cabem tanto aquilo que pode cronificar na dor quanto o que da dor não tem como deixar de latejar em uma existência. Já o projeto No Coração da Agulha ativou a maquinaria da linguagem nos corredores da instituição, especialmente nos encontros com os sujeitos em fim de vida, desenhando um modo de in(ter) venção que se orientou pela escuta e sensibilidade para a-bordar o vivo nos limiares da vida. As duas experiências, cada uma no seu formato, permitiram ampliar um pensamento sobre o lugar do sentido e da polissemia significante enquanto pilares do trabalho de um fazer que se orienta na direção da transmissão, alçando, assim, as formações do inconsciente e a prática da Letra ao estatuto de princípios para um ensino como ato poético. ...
Abstract
This dissertation is based on research-in(ter)vention experience in a public hospital in the city of Porto Alegre (RS), specifically in the Chronic Pain and Palliative Care Sector. Between 2015 and 2020, we have worked with patients, family members, and staff from this sector, both in the sense of outlining in(ter) vention devices that would enable to operate with the word in its symbolic dimension and in the collection of the effects of this operation, with the purpose of decanting elements th ...
This dissertation is based on research-in(ter)vention experience in a public hospital in the city of Porto Alegre (RS), specifically in the Chronic Pain and Palliative Care Sector. Between 2015 and 2020, we have worked with patients, family members, and staff from this sector, both in the sense of outlining in(ter) vention devices that would enable to operate with the word in its symbolic dimension and in the collection of the effects of this operation, with the purpose of decanting elements that would allow the production of relationships between education, health, and psychoanalysis. By means of two outreach projects, the Ateliê Jardim de Histórias [Garden of Stories Atelier] (with patients diagnosed with chronic pain) and No Coração da Agulha [In the Heart of the Needle] (with patients at the end of life), the research-in(ter) vention established contours for a listening in transference of non-usual settings in psychoanalysis. Also, they have tried to convey to sector’s workers the effects of this praxis that mobilized the production of narratives aimed to produce effects of subject. Bordado Coletivo [Collective Embroidery] and Carrinho de Parada [Emergency Trolley] were two of the devices invented in these projects. By means of the weaving in a shared surface (the embroidery fabric/cloth), both searched to provide an experience of listening of the self and of the world, nourishing a zone where the common has been produced by sharing the (im)possibles of existence. By means of the sustaining of minimal and unique gestures, we have tried to provide space for the displacements that underpin a knowing-doing-with the language: the production of an ethos that is domiciled in the crossings and that, when “working the hard matter, [which] move the language”, as Maria Gabriela Llansol refers, intends to open spaces of sharing where the contingence may operate its openings. The time at the Ateliê Jardim de Histórias, embroidering with patients diagnosed with chronic pain, taught us about the strength and power of the word, as the circulation of narratives in the conversation group has allowed to note(down) layers in which it may fit both what may assume a chronic course in the pain and whatever cannot escape from throbbing in an existence fit. In its turn, the project No Coração da Agulha activated the machinery of the language in the institution hallways, especially in the encounters with those subjects in the end of life, designing a way of in(ter)vention guided by the listening and sensitivity to embroider-approach the living in the thresholds of life. Both experiences, each one in its own shape, have yielded the expansion a thought on the place of meaning and the signifier polysemy as cornerstones of the work of a doing towards the transmission. This way, it may raise the formations of the unconscious and the practice of the Letter to the statute of principles for a teaching as a poetic act. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7540)Educación (2530)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License