Textos, pré-textos, aula : docência e princípio de delicadeza
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho pesquisa o princípio de delicadeza, tal como é proposto por Roland Barthes, aproximandoo do fazer docente. Afirma que a docência é um processo constante de pesquisa e invenção. No espaço relacional da aula e na prática de escrileitura, mobiliza o princípio de delicadeza como força constituinte de um viver-junto, perfazido pelo jogo entre distância e cuidado. Por meio do exercício da linguagem, seja através da fala docente ou do texto, inventaria um modo de estar sem oprimir, ao tr ...
Este trabalho pesquisa o princípio de delicadeza, tal como é proposto por Roland Barthes, aproximandoo do fazer docente. Afirma que a docência é um processo constante de pesquisa e invenção. No espaço relacional da aula e na prática de escrileitura, mobiliza o princípio de delicadeza como força constituinte de um viver-junto, perfazido pelo jogo entre distância e cuidado. Por meio do exercício da linguagem, seja através da fala docente ou do texto, inventaria um modo de estar sem oprimir, ao trabalhar uma relação desarmada com as palavras. Opera a escritura romanesca, entrelaçando as memórias da pesquisadora e de seus alunos às leituras escolhidas, compondo textos, pré-textos, anotações e incidentes. A delicadeza é colocada em cena, não apenas enquanto matéria a ser teorizada, mas enquanto modo de viver, fazer e escrever uma docência. ...
Abstract
This paper investigates the principle of ‘delicacy’, as proposed by Roland Barthes, bringing him closer to teaching. It states that teaching is a constant process of research and invention. In the interpersonal space of the class and in the practice of ‘writreading’ (writing and reading), it mobilizes the principle of delicacy as an integral force of a being-together, made up by the back-and-forth of distance and attention. Through the exercise of language, whether through the teaching speech o ...
This paper investigates the principle of ‘delicacy’, as proposed by Roland Barthes, bringing him closer to teaching. It states that teaching is a constant process of research and invention. In the interpersonal space of the class and in the practice of ‘writreading’ (writing and reading), it mobilizes the principle of delicacy as an integral force of a being-together, made up by the back-and-forth of distance and attention. Through the exercise of language, whether through the teaching speech or text, it would create a way of being without oppressing one’s disarming relationship with words. It operates the novelistic writing, intertwining the memories of the researcher and their students to the selected readings, composing texts, pre-texts, notes and incidents. Delicacy is put on the scene, not only as a subject to be theorized, but as a way of living, doing and writing teaching. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7581)Educação (2540)
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