Análise das diferenças relacionadas com o sexo no desempenho em matemática no concurso vestibular unificado e na escolha profissional do estudante
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Data
1983Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O presente estudo visou a investigar se existem diferenças relacionadas com o sexo no Desempenho em Mate mática no Concurso Vestibular Unificado (CVU/82) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Escolha Profissional do estudante e quais as possíveis influencias do desempenho matemático anterior do aluno, da sua atitude diante da Matemática e do modo como realiza a atribuição de causalidade diante de tarefas matemáticas. O trabalho, de natureza descritiva, procurou, também, identificar ...
O presente estudo visou a investigar se existem diferenças relacionadas com o sexo no Desempenho em Mate mática no Concurso Vestibular Unificado (CVU/82) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Escolha Profissional do estudante e quais as possíveis influencias do desempenho matemático anterior do aluno, da sua atitude diante da Matemática e do modo como realiza a atribuição de causalidade diante de tarefas matemáticas. O trabalho, de natureza descritiva, procurou, também, identificar quais as variáveis de maior valor preditivo sobre o Desempenho em Matemática no Vestibular e sobre a Escolha Profissional, para cada sexo separadamente. O Concurso Vestibular Unificado, realizado anualmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com participação da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, consiste num conjunto de provas de conhecimentosà nível de 2º Grau. A amostra constituiu-se de 541 alunos egressos ou concluintes da 3ª série do 2º Grau, inscritos no CVU/82, que estivessem frequentando um curso Pré-Vestibular, na cidade de Porto Alegre, RS. O grupo masculino de 243 sujeitos, e o feminino, de 298. Os instrumentos da pesquisa foram a Ficha de Dados de Identificação , parte do"Fennema-Sherman Mathematics Attitudes Scales" e o "The Mathematics Attribution Scale" (MAS), tendo os dois últimos sido traduzidos, adaptados e validados para nossa realidade. Do material do CVU/82, foram utilizados o Requerimento de Inscrição, o Questionário de Informações sobre o Candidato e os escores obtidos pelos vestibulandos nas questões de Matemática da prova de Matemática e Física. Os dados obtidos foram analisados através de distribuições de frequências, medidas de tendência central e percentuais, do teste t de Student, do teste X² da correlação de Pearson e de análises de regressão múltipla, passo a passo. As variáveis dependentes do estudo foram o Desempenha em Matemática no Vestibular e a Escolha Profissional do estudante. As variáveis independentes foram as de atitude- Utilidade da Matemática, Estereotipia da Matemática como de Domínio Masculino e Confiança em Aprender Matemática - , a de atribuição de causalidade e o Desempenho Matemático Anterior. Ao se compararem os resultados obtidos grupo de estudantes do sexo masculino com os do grupo pelo do sexo feminino, evidenciaram-se diferenças estatisticamente significativas no Desempenho em Matemática no CVU/82 e na Escolha Profissional do estudante, bem como nas variáveis de atitude estudadas e no padrão de atribuição de causal idade realizado. Não foi estatisticamente significativa somente a diferença entre as médias obtidas pelos dois grupos no Desempenho Matemático Anterior, embora a diferença favorecesse o grupo masculino. Confiança em Aprender Matemática e Desempenho Matemático Anterior foram as variáveis de maior valor preditivo sobre o Desempenho em Matemática no Vestibular, e a Utilidade da Matemática o foi para a Escolha Profissional, para ambos os grupos. As diferenças relacionadas com o sexo apontam para a possível influência de fatores psicológicos sobre o desempenho matemático do estudante e sobre sua escolha profissional. A constatação dessas diferenças deveria servir de alerta para os educadores que, na sua prática educativa, involuntariamente, podem estar contribuindo para sua manutenção e, desse modo, podem estar prejudicando a busca de uma igualdade de oportunidades e responsabilidades para ambos os sexos. ...
Abstract
The present study aimed to investigate if there is sex-related differences in Mathematics Achievement and in the Professional Choice among students taking the University Entrance Examen (UEE/82). The study also intended to examine the possible influences of the studen's Past Mathematics Achievement, his/her attitude related to Mathematics and the way he/she does causal attribution in face of a mathematical task. This research, of descriptive nature, also attempted to identify the variables that ...
The present study aimed to investigate if there is sex-related differences in Mathematics Achievement and in the Professional Choice among students taking the University Entrance Examen (UEE/82). The study also intended to examine the possible influences of the studen's Past Mathematics Achievement, his/her attitude related to Mathematics and the way he/she does causal attribution in face of a mathematical task. This research, of descriptive nature, also attempted to identify the variables that had the highest predictive power, for each sex separately, in Mathematics Achievement and in Professional Choice among the students above mentioned. The University Entrance Examen (UEE), annually given by the Federal University of Rio Grande do Sul together with the Federal Medical School Foundation of Porto Alegre consist of a set of performance tests at high school level. The sample consisted of 541 high school students (graduate or about to be graduated) enrolled in the UEE/82 and who were attending a Preparation Course for this Examen in the city of Porto Alegre, state Rio Grande do Sul, Brazil. The male group comprised 243 subjects and the female, 298. The instruments used in this research were: the Record of ldentification Data, one part of the Fennema-Sherman Mathematics Attitudes Scales and the Mathematics Attribution Scale (MAS). The two last ones were translated, adapted and validate to our reality. From the material belonging to UEE/82 it was used in this study the following instruments: the Enrollemnt Application Form, the Questionnaire with lnformation about the Applicant and the score achieved by the student on the Mathematics questions in the Mathematics and Physics Test. The obtained data were analysed by frequency distributions, measures of central tendency, percentages Student's t Test, X² Test, Pearson's Correlation and multiple stepwise regression analyses. The dependent variables of this study were: Mathematics Achievement in UEE, and Professional Choice. The independent variables were the following: attitude variables-percepetion of usefulness of Mathematics, Math as a Male Domain and Confidence in Learning Mathematics -, causal attribution variable and Past Mathematics Achievement. In comparing the results by the male and female student groups, statistical ly significant differences became evident in the Mathematics Achievement in the UEE/82 and in the Professional Choice, as well as in the attitude variables investigated and at the performed causal attribution pattern. Only the difference between the means achieved by both groups of students in Past Mathematcis Achievement was not statistically significant, through the difference favoured the male group. Confidence in Learning Mathematics and the student's Past Mathematics Achievement had the highest predictive power in Mathematics Achievement in UEE/82. Perception of Usefulness of Mathematics was the variable of the highest predictive in the Professional Choice both, for male and female. The sex-related differences point to a possible influence of psychological factors upon Mathematics Achievement of the student and his/her Professional Choice. The findings of this differences should serve as an alert for educators who, in their educatioal practice, unintentionally, may be bringing about to the maintenance of these differences and, by doing so, they may be hampering the possibil ity that equal opportunities and responsabilities for both sexes could be reached. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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