DIRES : um esboço genealógico da gestão escolar
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Investigo as forças que compõem a figura do diretor escolar e suas aspirações a partir de uma genealogia (no sentido que Foucault utiliza o conceito, inspirado em Nietzsche) enfatizando três saltos históricos: a chegada do primeiro grupo de jesuítas no Brasil com a fundação das primeiras escolas no território brasileiro (século XVI), o educador Abílio Cesar Borges na direção do Colégio Abílio (século XIX) e a educadora Armanda Álvaro Alberto na direção da Escola Regional de Meriti (século XX). ...
Investigo as forças que compõem a figura do diretor escolar e suas aspirações a partir de uma genealogia (no sentido que Foucault utiliza o conceito, inspirado em Nietzsche) enfatizando três saltos históricos: a chegada do primeiro grupo de jesuítas no Brasil com a fundação das primeiras escolas no território brasileiro (século XVI), o educador Abílio Cesar Borges na direção do Colégio Abílio (século XIX) e a educadora Armanda Álvaro Alberto na direção da Escola Regional de Meriti (século XX). A ênfase conceitual se constitui nos conceitos de poder pastoral, poder disciplinar e sociedade de controle. Evitando a idealização do objeto estudado, busco relacionar a emergência das diferentes forças com efeitos contemporâneos na gestão escolar como a relação da instituição com os alunos e a militância política dos educadores. ...
Abstract
In the present study I investigate the forces that constitute the figure of the school principal and his aspirations from a genealogy (in the same sense that Foucault uses the concept, inspired by Nietzsche) emphasizing three historical leaps: the arrival of the first group of Jesuits in Brazil with the foundation of the first schools in Brazilian territory (16th century); the educator Abílio Cesar Borges as the principal of Colégio Abílio (19th century); and the educator Armanda Álvaro Alberto ...
In the present study I investigate the forces that constitute the figure of the school principal and his aspirations from a genealogy (in the same sense that Foucault uses the concept, inspired by Nietzsche) emphasizing three historical leaps: the arrival of the first group of Jesuits in Brazil with the foundation of the first schools in Brazilian territory (16th century); the educator Abílio Cesar Borges as the principal of Colégio Abílio (19th century); and the educator Armanda Álvaro Alberto as the principal of the Regional School of Meriti (20th century). The emphasis is in the concepts of pastoral power, disciplinary power and society of control. To avoid the idealization of the object studied, I try to relate the emergence of different forces with contemporary effects on school management, such as the relationship between the institution and the students and the political militancy of the educators. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License