Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
Visualizar/abrir
Data
2001Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A dissertação busca discutir possíveis filiações entre alfabetização e conhecimento lógico-matemático. A partir de uma concepção de aprendizagem interacionista, com um referencial teórico piagetiano buscou-se construir a noção de sujeito trabalhando especificamente com alunos de primeira série do ensino fundamental. Foram realizadas observações em salas de aula de escolas públicas e testes com três alunos de cada sala, assim como entrevistas com as professoras. A pesquisa destaca a importância ...
A dissertação busca discutir possíveis filiações entre alfabetização e conhecimento lógico-matemático. A partir de uma concepção de aprendizagem interacionista, com um referencial teórico piagetiano buscou-se construir a noção de sujeito trabalhando especificamente com alunos de primeira série do ensino fundamental. Foram realizadas observações em salas de aula de escolas públicas e testes com três alunos de cada sala, assim como entrevistas com as professoras. A pesquisa destaca a importância do trabalho de reflexão do professor sobre sua prática, desenvolvido a partir de um referencial teórico consistente. ...
Abstract
This dissertation discusses possible affiliations between literacy and logicalmathematical knowledge. Based on an interectionist approach to leaming and on a Piagetian theoretical framework, the author builds the notion of subject working specifically with first grade students. Observations were carried out in public elementary school classrooms. Three students in each classroom were tested and the teachers were interviewed. The research emphasizes the importance of teacher reflection about her ...
This dissertation discusses possible affiliations between literacy and logicalmathematical knowledge. Based on an interectionist approach to leaming and on a Piagetian theoretical framework, the author builds the notion of subject working specifically with first grade students. Observations were carried out in public elementary school classrooms. Three students in each classroom were tested and the teachers were interviewed. The research emphasizes the importance of teacher reflection about her/his practice, supported by a consistent theoretical framework. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7699)Educação (2579)
Este item está licenciado na Creative Commons License
