Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
Fecha
2001Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A dissertação busca discutir possíveis filiações entre alfabetização e conhecimento lógico-matemático. A partir de uma concepção de aprendizagem interacionista, com um referencial teórico piagetiano buscou-se construir a noção de sujeito trabalhando especificamente com alunos de primeira série do ensino fundamental. Foram realizadas observações em salas de aula de escolas públicas e testes com três alunos de cada sala, assim como entrevistas com as professoras. A pesquisa destaca a importância ...
A dissertação busca discutir possíveis filiações entre alfabetização e conhecimento lógico-matemático. A partir de uma concepção de aprendizagem interacionista, com um referencial teórico piagetiano buscou-se construir a noção de sujeito trabalhando especificamente com alunos de primeira série do ensino fundamental. Foram realizadas observações em salas de aula de escolas públicas e testes com três alunos de cada sala, assim como entrevistas com as professoras. A pesquisa destaca a importância do trabalho de reflexão do professor sobre sua prática, desenvolvido a partir de um referencial teórico consistente. ...
Abstract
This dissertation discusses possible affiliations between literacy and logicalmathematical knowledge. Based on an interectionist approach to leaming and on a Piagetian theoretical framework, the author builds the notion of subject working specifically with first grade students. Observations were carried out in public elementary school classrooms. Three students in each classroom were tested and the teachers were interviewed. The research emphasizes the importance of teacher reflection about her ...
This dissertation discusses possible affiliations between literacy and logicalmathematical knowledge. Based on an interectionist approach to leaming and on a Piagetian theoretical framework, the author builds the notion of subject working specifically with first grade students. Observations were carried out in public elementary school classrooms. Three students in each classroom were tested and the teachers were interviewed. The research emphasizes the importance of teacher reflection about her/his practice, supported by a consistent theoretical framework. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7437)Educación (2491)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License