Presenças em mobilidade : uma aprendizagem das co-moções
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Investigo a relação entre aprendizagem sob o ponto de vista da cognição inventiva e acolhimento educacional de estudantes em situação de refúgio no ensino superior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período pandêmico. Para tanto, foi realizada uma aproximação entre os temas de saúde mental e educação, tendo em vista que saúde e aprendizagem se tornam indissociáveis nos processos de integração. A metodologia de pesquisa foi inspirada no método cartográfico, que se caracteriza como p ...
Investigo a relação entre aprendizagem sob o ponto de vista da cognição inventiva e acolhimento educacional de estudantes em situação de refúgio no ensino superior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período pandêmico. Para tanto, foi realizada uma aproximação entre os temas de saúde mental e educação, tendo em vista que saúde e aprendizagem se tornam indissociáveis nos processos de integração. A metodologia de pesquisa foi inspirada no método cartográfico, que se caracteriza como pesquisa-intervenção. O dispositivo que orientou esse percurso foi o do Acompanhamento Terapêutico (AT), que conduziu uma prática clínica porosa, composta pela polifonia de vozes desse percurso. Nessa imersão, surgiram eixos analíticos que fomentam debates sobre os temas: xenofobia, racismo, acolhimento e aprendizagem nos processos de subjetivação, tomando como horizonte a experiência cotidiana da habitação de espaços públicos e privados. Invisto em um percurso de co-moções com o intuito de transversalizar esses diálogos e trazer mobilidade para o tema da aprendizagem sob a ótica da cognição inventiva. A aposta ética que se faz é a de uma educação que transgride fronteiras e os lugares pré-concebidos ...
Resumen
Investigo la relación entre el aprendizaje desde el punto de vista de la cognición inventiva y la recepción educativa de los estudiantes refugiados en la enseñanza superior de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul durante el período de la pandemia. Por lo tanto, se hizo una aproximación entre los temas de salud mental y educación, considerando que la salud y el aprendizaje se vuelven inseparables en los procesos de integración. La metodología de investigación se inspiró en el método carto ...
Investigo la relación entre el aprendizaje desde el punto de vista de la cognición inventiva y la recepción educativa de los estudiantes refugiados en la enseñanza superior de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul durante el período de la pandemia. Por lo tanto, se hizo una aproximación entre los temas de salud mental y educación, considerando que la salud y el aprendizaje se vuelven inseparables en los procesos de integración. La metodología de investigación se inspiró en el método cartográfico, que se caracteriza como investigación de intervención. El dispositivo que guió ese camino fue el Acompañamiento Terapéutico (AT), que condujo a una práctica clínica porosa, compuesta por la polifonía de voces a lo largo de ese camino. En esa inmersión surgieron ejes analíticos que propician debates sobre las temáticas: xenofobia, racismo, recepción y aprendizaje en los procesos de subjetivación, tomando como horizonte la experiencia cotidiana de la vivienda en espacios públicos y privados. Invierto en un camino de co-mociones con el objetivo de transversalizar estos diálogos y llevar la movilidad al tema del aprendizaje desde la perspectiva de la cognición inventiva. La apuesta ética que se hace es la de una educación que traspasa fronteras y lugares preconcebidos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7404)Educação (2482)
Este item está licenciado na Creative Commons License