Por um modo de existência vira-lata : bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Querido(a) leitor(a), esta dissertação pretende ativar algo que chamo de “arquivos de frequentação” para explorar a seguinte questão: Que pode a operação com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte? A ideia de “frequentação” é algo que venho mobilizando há algum tempo, tem a ver com uma atitude enquanto aluna, professora e pesquisadora, uma postura inventiva (KASTRUP, 2007), à espreita (DELEUZE; PARNET, 1998) e disponível ao que vier. Os arquivos de frequentação são oriun ...
Querido(a) leitor(a), esta dissertação pretende ativar algo que chamo de “arquivos de frequentação” para explorar a seguinte questão: Que pode a operação com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte? A ideia de “frequentação” é algo que venho mobilizando há algum tempo, tem a ver com uma atitude enquanto aluna, professora e pesquisadora, uma postura inventiva (KASTRUP, 2007), à espreita (DELEUZE; PARNET, 1998) e disponível ao que vier. Os arquivos de frequentação são oriundos de contextos de formação inicial, continuada e do campo profissional. São a trama de fios vitais (INGOLD, 2012) da vida docente que energiza a pesquisa: sensações, restos, rascunhos, memórias, esboços, encontros, imagens, sons, sabores, entre outras coisas que são postas sobre a mesa em tensionamento, diálogo e complementariedade (MOSSI, 2015). A ativação de arquivos é meu artifício para transitar entre docência e arte, numa pesquisa bricoleur que se constitui por experimentações, sobras e achados. Interessa um ‘eu’ menor, uma educação menor (GALLO, 2017) e um modo “vira-lata” (BALDISSEROTO, 2018) de existência. Ao acionar um modo vira-lata de manipular os arquivos de frequentação e transitar pelo campo, pretende-se modular esses materiais em uma produção de sentidos singular e nutrida por experimentações do Comum (MORAES; PARRA, 2020). Tais experimentações, somadas às modulações dos arquivos resultaram em uma série de invencionários, que são produtos e produtores da pesquisa e das suas linhas de continuidade. ...
Abstract
Dear reader, this dissertation intends to activate something I call “frequentation files" to explore the following question: What can the operation with frequentation files do in a research between teaching and art? The idea of “frequentation” is something I have been mobilizing for some time, it has to do with an attitude as a student, teacher and researcher, an inventive posture (KASTRUP, 2007), on the lookout (DELEUZE; PARNET, 1998) and available to whatever come. The frequentation files com ...
Dear reader, this dissertation intends to activate something I call “frequentation files" to explore the following question: What can the operation with frequentation files do in a research between teaching and art? The idea of “frequentation” is something I have been mobilizing for some time, it has to do with an attitude as a student, teacher and researcher, an inventive posture (KASTRUP, 2007), on the lookout (DELEUZE; PARNET, 1998) and available to whatever come. The frequentation files come from the initial and continuing education and professional experience. They are the web of vital threads (INGOLD, 2012) of the teaching life that energizes the research: sensations, remains, sketches, memories, encounters, images, sounds, flavors, among other things that are put on the table in tension, dialogue and complementarity (MOSSI, 2015). The activation of archives is my artifice to move between teaching and art, in a bricoleur research that consists of experimentations, leftovers and findings. What matters is a smaller 'me', a smaller education (GALLO, 2017) and a “mutt” way (BALDISSEROTO, 2018) of existence. By activating a "mutt" way of manipulating the files of frequentation and transiting through the theoretical field, it is intended to modulate these materials into a production of singular meanings, nourished by experimentations in the Common (MORAES; PARRA, 2020). Such experimentations, added to the modulations of the archives, resulted in a series of “invencionários”, which are products and producers of the research and its lines of continuity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
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