Políticas de formação continuada de professores do município de Igrejinha/RS : desafios e possibilidades na busca de qualidade no processo de ensino aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente dissertação de mestrado teve como objetivo analisar as contribuições da formação continuada de professores e suas políticas educacionais, tendo como foco a pesquisa com a gestão municipal da cidade de Igrejinha/RS. O período delimitado para a pesquisa foi de 2013 a 2018. Como embasamento teórico, utilizou-se autores que dialogam com o conceito de formação continuada e que trazem argumentos bibliográficos para a melhor compreensão ao que se discute sobre o assunto. Entre eles está Pau ...
A presente dissertação de mestrado teve como objetivo analisar as contribuições da formação continuada de professores e suas políticas educacionais, tendo como foco a pesquisa com a gestão municipal da cidade de Igrejinha/RS. O período delimitado para a pesquisa foi de 2013 a 2018. Como embasamento teórico, utilizou-se autores que dialogam com o conceito de formação continuada e que trazem argumentos bibliográficos para a melhor compreensão ao que se discute sobre o assunto. Entre eles está Paulo Freire, que também serviu como referencial teórico para o plano de gestão da cidade e como base para muitos projetos, na sua perspectiva de educação humanizadora. Escolheu-se três escolas do município de localidades e realidades diferentes, analisando a situação particular de cada uma, tal qual seu Projeto Político Pedagógico, para uma visão mais ampla da educação do município. Além dessa análise bibliográfica, organizou-se duas rodas de conversas com educadores que atuaram nesse período, para resgatar suas experiências vividas no município, elencar situações desafiadoras que passaram ao longo desse tempo, saber de que forma eram feitas as formações continuadas e se elas atingiam os objetivos ao longo do ano. Durante o ano letivo havia a preocupação em como trabalhar o IDEB, tanto por parte da gestão quanto da parte das escolas que pensavam estratégias para alcançar um bom resultado. De acordo com as fontes de pesquisa do MEC, Igrejinha sempre superou seus resultados. As escolas que não atingiam suas metas particulares, para os próximos anos, havia um plano de revisão. Um dos resultados foi o desagravamento das distorções idade série de seus alunos. Igrejinha é referência nacional de educação pela sua organização e gestão. Outro aspecto fundamental é a autonomia de trabalho da SME que faz uma grande diferença no quesito organizacional, que propicia uma melhor liberdade para a realização do planejamento político pedagógico na cidade. ...
Abstract
The purpose of the present thesis was to analyze the contributions of the professional development in education for teachers and its inherent educational policies, with research efforts centered on the municipal management of the city of Igrejinha/RS. The delimited period for the research was between the years 2013 and 2018. Authors who interact with the concept of professional development in education and that also bring bibliographic argumentation to better understand what is being discussed ...
The purpose of the present thesis was to analyze the contributions of the professional development in education for teachers and its inherent educational policies, with research efforts centered on the municipal management of the city of Igrejinha/RS. The delimited period for the research was between the years 2013 and 2018. Authors who interact with the concept of professional development in education and that also bring bibliographic argumentation to better understand what is being discussed on the subject were used as the theoretical framework. Among them is Paulo Freire, who has also been chosen as the theoretical reference for the city’s management plan and as a basis for countless projects due to his perspectives on humanizing education. Three schools in the municipality, with different locations and social realities were chosen, taking into consideration each one’s specific situation, as well as their Political/Pedagogical projects, for a broader comprehension of the educational scenario in the city. Besides this bibliographical analysis, two conversation circles, which included educators who participated during the interim, were organized in order to gather details about their experience, to enumerate challenging situations they might have faced along the period, and to know which way the professional development in education was performed, and if they had achieved their goals by the end of the year. During the school year, there was the concern about how to work the IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, roughly Basic Education Development Index), both on the part of the management crew and the schools, which had to figure out strategies to achieve a satisfactory result. According to MEC’s research sources, Igrejinha has always surpassed the initial expectations, and there has always been a revision plan in the following years for the schools which didn’t achieve their specific goals. One of the results was the relief of the distortions between age and grade of the students. Igrejinha is a national reference in education due to its organization and managerial prowess. Another fundamental aspect is the autonomy of the SME (Secretaria Municipal de Educação, roughly Municipal Education Office), which made a huge difference in the organizational aspect, which offers bigger freedom for the achievement of the political/pedagogical planning in the city. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7404)Educação (2482)
Este item está licenciado na Creative Commons License