Leituras aberrantes e seus rastros em educação
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação tem como principal objetivo a problematização das relações entre pensamento e educação, bem como das condições básicas que possibilitam a produção do primeiro. Para tanto, mobiliza um referencial teórico heterogêneo, sobretudo ligado à corrente filosófica identificada como pós-estruturalista, à teoria literária e à literatura. Parte da concepção, partilhada por Blanchot, Foucault e Deleuze, de que para que o pensamento aconteça é preciso que se alcance um ponto de difícil local ...
Esta dissertação tem como principal objetivo a problematização das relações entre pensamento e educação, bem como das condições básicas que possibilitam a produção do primeiro. Para tanto, mobiliza um referencial teórico heterogêneo, sobretudo ligado à corrente filosófica identificada como pós-estruturalista, à teoria literária e à literatura. Parte da concepção, partilhada por Blanchot, Foucault e Deleuze, de que para que o pensamento aconteça é preciso que se alcance um ponto de difícil localização e acesso a que denominaram Fora. Local onde as forças que servem de combustível ao pensar agitam-se violentamente e, por esse motivo, podem igualmente ser bastante destrutivas. Por isso o texto operacionaliza o conceito de Máquina – elaborado por Deleuze e Guattari – e propõe a construção de uma Máquina Literária como possibilidade de acesso e de mínima salvaguarda contra sua própria avaria. Afirmando o movimento fundamental – juntamente com Ricardo Piglia, Jorge Luis Borges e o próprio Deleuze – de um tipo de leitura que aplica certa torção (ou subversão), muito próxima do limite de rompimento dos textos e autores com que realiza suas próprias produções, a que chamaremos de Leitura Aberrante. Muito mais do que oferecer respostas às questões levantadas, esta dissertação se propõe ser uma espécie de guia dos muitos caminhos que se bifurcam da problemática exposta. Operando as ferramentas que apresenta e, com elas, compondo um conjunto indissociável entre forma e conteúdo. ...
Abstract
This dissertation has as its main objective the problematization of the relations between thought and education, as well as the basic conditions that make possible the production of the former. To do so, it mobilizes a heterogeneous theoretical referential, mainly linked to the philosophical current identified as post-structuralist, to literary theory and to literature. It starts from the conception, shared by Blanchot, Foucault, and Deleuze, that for thought to happen, it is necessary to reach ...
This dissertation has as its main objective the problematization of the relations between thought and education, as well as the basic conditions that make possible the production of the former. To do so, it mobilizes a heterogeneous theoretical referential, mainly linked to the philosophical current identified as post-structuralist, to literary theory and to literature. It starts from the conception, shared by Blanchot, Foucault, and Deleuze, that for thought to happen, it is necessary to reach a point of difficult location and access that they called Outside. A place where the forces that serve as fuel for thinking stir violently and, for this reason, can also be quite destructive. This is why the text operationalizes the concept of the Machine - elaborated by Deleuze and Guattari - and proposes the construction of a Literary Machine as a possibility of access and minimal safeguard against its own breakdown. Affirming the fundamental movement - together with Ricardo Piglia, Jorge Luis Borges and Deleuze himself - of a type of reading that applies a certain twisting (or subversion), very close to the breaking limit of the texts and authors with which it carries out its own productions, which we will call Aberrant Reading. Much more than offering answers to the questions raised, this dissertation intends to be a kind of guide to the many paths that bifurcate from the problematic exposed. Operating the tools it presents and, with them, composing an inseparable set between form and content. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7636)Educação (2565)
Este item está licenciado na Creative Commons License
