Pesquisa-improvisação : educação em jogo
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta Dissertação, a partir de exercícios de escrita, e postulando certa noção de jogo e improvisação, flexionou-se sobre a correlação pesquisa e docência (então, pesquisa-docência), afirmando-se em uma Pesquisa-improvisação para uma educação em jogo. Para tanto, o próprio espaço da pesquisa, com destaque para o texto (portanto, pesquisa-texto), foi tomado enquanto campo de forças, dinamizado pela experimentação como condição de possibilidade para descentrar os corpos — e o próprio espaço —, e n ...
Esta Dissertação, a partir de exercícios de escrita, e postulando certa noção de jogo e improvisação, flexionou-se sobre a correlação pesquisa e docência (então, pesquisa-docência), afirmando-se em uma Pesquisa-improvisação para uma educação em jogo. Para tanto, o próprio espaço da pesquisa, com destaque para o texto (portanto, pesquisa-texto), foi tomado enquanto campo de forças, dinamizado pela experimentação como condição de possibilidade para descentrar os corpos — e o próprio espaço —, e nisso produzir uma ambiência para os imprevistos: noutros termos, admitir o inesperado e que este possa potencializar a educação, amplificando assim seu caráter inventivo, intempestivo e improvável. Os procedimentos, que foram elaborados no entorno da noção de Poéticas da Notação, enfatizaram o labor do estudo a partir de notas, primeiro, por postular uma escrita imediata, segundo, pela contingência do e no pensamento, destacando a fragmentação inerente a este fazer; nesse sentido, a escrita, como ato, ganha destaque, porquanto a nota funciona como um índice do real, de visibilidade — do que foi notado e anotado —, entrando em jogo com a ficção e, através do caráter performativo deste fazer, com a autoficção. Trata-se, com efeito, de um labor interno da pesquisa, projetado sobre a imagem da docência, para o qual nos valemos de um Método Labiríntico (etimologicamente, labor intus), produzindo certa vertigem que parece ser necessária para que o corpo humano, demasiado humano, possa entrar em jogo com outras forças, e aí com seu potencial, em encontros imprevistos e composições heterogêneas — tudo para vitalizar a existência nos espaços de educação. ...
Abstract
This Dissertation, based on writing exercises, and postulating a certain idea of game and improvisation, has brought up the research-teaching correlation (then, research-teaching), affirming itself in a Research-improvisation for an education in game. Therefore, the research space itself, especially the text (therefore, text-research), was taken as a field of forces, energized by experimentation as a condition of possibility to decentralize the bodies - and the space itself - and thereby produc ...
This Dissertation, based on writing exercises, and postulating a certain idea of game and improvisation, has brought up the research-teaching correlation (then, research-teaching), affirming itself in a Research-improvisation for an education in game. Therefore, the research space itself, especially the text (therefore, text-research), was taken as a field of forces, energized by experimentation as a condition of possibility to decentralize the bodies - and the space itself - and thereby produce an ambience for the unforeseen: in other words, to admit the unexpected and that it may enhance education, thus amplifying its inventive, untimely and unlikely character. The procedures, elaborated around the idea of Poetics of Notation, emphasized the study work from notes, first by postulating an immediate writing, second, by the contingency of and in the thought, highlighting the fragmentation inherent in this activity; in this sense, writing, as an act, stands out, because the note acts as an index of the real, of visibility - of what was noted and written -, playing with fiction and, through its performative character, with self-fiction. It is, in fact, an internal work of research, projected on the image of teaching, for which we use a Labyrinthic Method (etymologically, labor intus), producing some vertigo that seems to be necessary so the human body, too human, can play with other forces, and then with its potential, in unforeseen encounters and heterogeneous compositions - all to vitalize the existence in the spaces of education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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