Liberdade de cátedra : um valor a ser reconhecido e preservado
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta monografia é dedicada ao estudo da liberdade de cátedra conferida aos docentes universitários, buscando compreender seu conceito, sua extensão e seus limites, bem como perceber como ocorre sua manutenção frente à elaboração de códigos de ética universitários. O caminho percorrido é amparado pela interpretação de Ronald Dworkin acerca da liberdade acadêmica, a qual é reconhecida pelo filósofo como um elemento valorativo fundamental na construção da cultura da independência. No primeiro capí ...
Esta monografia é dedicada ao estudo da liberdade de cátedra conferida aos docentes universitários, buscando compreender seu conceito, sua extensão e seus limites, bem como perceber como ocorre sua manutenção frente à elaboração de códigos de ética universitários. O caminho percorrido é amparado pela interpretação de Ronald Dworkin acerca da liberdade acadêmica, a qual é reconhecida pelo filósofo como um elemento valorativo fundamental na construção da cultura da independência. No primeiro capítulo, são abordadas questões conceituais acerca da ética e da moral, seus significados, assim como sua ambientação ao ambiente universitário. O capítulo segundo é dedicado a explorar a liberdade de cátedra, no qual se busca identificar a compreensão desta liberdade no cenário acadêmico nacional, e, principalmente, explorar a concepção de Ronald Dworkin sobre o tema. Sob essa perspectiva, busca-se demonstrar a interligação entre o direito à liberdade de expressão e o valor da liberdade acadêmica, evidenciando suas diferenças. O terceiro capítulo é dedicado a demonstrar uma situação concreta da relação entre um código de ética e a liberdade de cátedra; para tanto foi utilizado o Código de Ética da Universidade de São Paulo, por ser a instituição de ensino superior brasileira que possui um instrumento regulador aprovado há mais de uma década e que mais tem demonstrado preocupação em discutir as questões éticas com sua comunidade acadêmica. As considerações finais da monografia são dedicadas a destacar o aspecto valorativo da liberdade de cátedra, assim como dos preceitos que devem nortear as relações interpessoais dentro de uma universidade. ...
Instituição
Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Curso de Ciências Jurídicas e Sociais.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License