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dc.contributor.advisorPinto, Gerson Nevespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Genisa Couto dapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-04T04:27:24Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220460pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia é dedicada ao estudo da liberdade de cátedra conferida aos docentes universitários, buscando compreender seu conceito, sua extensão e seus limites, bem como perceber como ocorre sua manutenção frente à elaboração de códigos de ética universitários. O caminho percorrido é amparado pela interpretação de Ronald Dworkin acerca da liberdade acadêmica, a qual é reconhecida pelo filósofo como um elemento valorativo fundamental na construção da cultura da independência. No primeiro capítulo, são abordadas questões conceituais acerca da ética e da moral, seus significados, assim como sua ambientação ao ambiente universitário. O capítulo segundo é dedicado a explorar a liberdade de cátedra, no qual se busca identificar a compreensão desta liberdade no cenário acadêmico nacional, e, principalmente, explorar a concepção de Ronald Dworkin sobre o tema. Sob essa perspectiva, busca-se demonstrar a interligação entre o direito à liberdade de expressão e o valor da liberdade acadêmica, evidenciando suas diferenças. O terceiro capítulo é dedicado a demonstrar uma situação concreta da relação entre um código de ética e a liberdade de cátedra; para tanto foi utilizado o Código de Ética da Universidade de São Paulo, por ser a instituição de ensino superior brasileira que possui um instrumento regulador aprovado há mais de uma década e que mais tem demonstrado preocupação em discutir as questões éticas com sua comunidade acadêmica. As considerações finais da monografia são dedicadas a destacar o aspecto valorativo da liberdade de cátedra, assim como dos preceitos que devem nortear as relações interpessoais dentro de uma universidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiberdade acadêmicapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectProfessor universitáriopt_BR
dc.subjectÉtica profissionalpt_BR
dc.titleLiberdade de cátedra : um valor a ser reconhecido e preservadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124750pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade do Vale do Rio dos Sinospt_BR
dc.degree.localSão Leopoldo, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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