A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O presente texto constitui uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, onde, a partir de um estudo de revisão, objetiva-se como estudo um recorte bibliográfico dos jogos e, sobretudo, dos games em sua relação com o campo educativo. A partir dos estudos críticos da gamificação, que desde 2011 vêm questionando as motivações de alguns de seus usos – em relação à insistência da manutenção de motivação externa (pontos/medalhas/troféus) e a falta da participação dos alunos na sua elaboração ...
O presente texto constitui uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, onde, a partir de um estudo de revisão, objetiva-se como estudo um recorte bibliográfico dos jogos e, sobretudo, dos games em sua relação com o campo educativo. A partir dos estudos críticos da gamificação, que desde 2011 vêm questionando as motivações de alguns de seus usos – em relação à insistência da manutenção de motivação externa (pontos/medalhas/troféus) e a falta da participação dos alunos na sua elaboração –, são tomados como referencial teórico-metodológico estudos da Educação, da Arte/Educação e da Cultura Visual, através dos quais se busca, privilegiando uma leitura mais analítica e menos atravessada pelo marketing e pela indústria do entretenimento, auxiliar na organização e na conceituação do debate. Considerada dentro destes paradigmas, a relação games/aprendizagem se caracteriza como texto onde, a partir de questionamentos ligados a um projeto crítico de alfabetização para a mídia, revelam-se os mecanismos ideológicos que tentam se inserir na experiência do jogar. ...
Abstract
The present text constitutes an exploratory research, with a qualitative approach, where, based on a review study, the objective is to study a bibliographic section of games and, above all, of videogames in their relationship with the educational field. From the critical studies of gamification, which since 2011 have been questioning the motivations of some of its uses - in relation to the insistence on maintaining external motivation (points/medals/trophies) and the lack of student participati ...
The present text constitutes an exploratory research, with a qualitative approach, where, based on a review study, the objective is to study a bibliographic section of games and, above all, of videogames in their relationship with the educational field. From the critical studies of gamification, which since 2011 have been questioning the motivations of some of its uses - in relation to the insistence on maintaining external motivation (points/medals/trophies) and the lack of student participation in its elaboration -, are taken as a theoretical-methodological reference studies of Education, Art /Education and Visual Culture, through which one seeks, favoring a more analytical reading and less crossed by marketing and the entertainment industry, to assist in the organization and conceptualization of the debate. Considered within these paradigms, the games/learning relationship is characterized as a text where, from questions linked to a critical literacy project for the media, the ideological mechanisms that try to insert themselves into the experience of playing are revealed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
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