Show simple item record

dc.contributor.advisorAdó, Máximo Daniel Lamelapt_BR
dc.contributor.authorHörlle, Marianapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-11T04:23:44Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218611pt_BR
dc.description.abstractA formação docente passa pelo estudo teórico, pela prática, mas também passa pela experiência. Experiência é aquilo que nos arrebata, em um sentido muito mais amplo do que algo que acontece. A experiência é dotada de sentido. Transformar a experiência em palavras é trazer sentido para ela. A dissertação traz as experiências na Educação Social para pensar a docência em espaços de educação, não necessariamente um espaço escolar. Incluindo cartas, documentos, cenas cotidianas, faz um relato da vida na periferia e da relação professor, aluno e instituição. Uma escrita-documentário, onde a ficção adiciona narrativas, tensionando a noção de real ou verdadeiro. A escrita ficcional como uma lente de aumento às dificuldades do fazer docente, bem como às possibilidades de criação, uma forma de operar o pensamento em educação.pt_BR
dc.description.abstractLa formation des enseignants implique l’étude théorique, la pratique, mais aussi l’expérience. L’expérience est ce qui nous éloigne, dans un sens beaucoup plus large que quelque chose qui arrive. L’expérience est dotée de sens. Transformer l’expérience en mots, c’est lui donner un sens. Cette Mémoire apport les expériences en éducation sociale pour réfléchir à l’enseignement dans les espaces d’éducation, pas nécessairement un espace scolaire. Comprenant des lettres, des scènes de tous les jours, il rend compte de la vie à la périphérie et de la relation entre enseignant, élève et institution. Une écriture documentaire, où la fiction ajoute des récits, mettant en tension la notion de réel ou de vrai. L’écriture de fiction comme loupe des difficultés d’enseignement, ainsi que des possibilités de création, une manière d’opérer la pensée dans l’éducation.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFictionfr
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectL’écriturefr
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectDocumentairefr
dc.subjectExpériencefr
dc.subjectFormation des enseignantsfr
dc.subjectEscrileituraes
dc.subjectPieleses
dc.titleAs lacunas de Órion: escritos com a experiência na Educação Socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123308pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record