As lacunas de Órion: escritos com a experiência na Educação Social
dc.contributor.advisor | Adó, Máximo Daniel Lamela | pt_BR |
dc.contributor.author | Hörlle, Mariana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T04:23:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218611 | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação docente passa pelo estudo teórico, pela prática, mas também passa pela experiência. Experiência é aquilo que nos arrebata, em um sentido muito mais amplo do que algo que acontece. A experiência é dotada de sentido. Transformar a experiência em palavras é trazer sentido para ela. A dissertação traz as experiências na Educação Social para pensar a docência em espaços de educação, não necessariamente um espaço escolar. Incluindo cartas, documentos, cenas cotidianas, faz um relato da vida na periferia e da relação professor, aluno e instituição. Uma escrita-documentário, onde a ficção adiciona narrativas, tensionando a noção de real ou verdadeiro. A escrita ficcional como uma lente de aumento às dificuldades do fazer docente, bem como às possibilidades de criação, uma forma de operar o pensamento em educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | La formation des enseignants implique l’étude théorique, la pratique, mais aussi l’expérience. L’expérience est ce qui nous éloigne, dans un sens beaucoup plus large que quelque chose qui arrive. L’expérience est dotée de sens. Transformer l’expérience en mots, c’est lui donner un sens. Cette Mémoire apport les expériences en éducation sociale pour réfléchir à l’enseignement dans les espaces d’éducation, pas nécessairement un espace scolaire. Comprenant des lettres, des scènes de tous les jours, il rend compte de la vie à la périphérie et de la relation entre enseignant, élève et institution. Une écriture documentaire, où la fiction ajoute des récits, mettant en tension la notion de réel ou de vrai. L’écriture de fiction comme loupe des difficultés d’enseignement, ainsi que des possibilités de création, une manière d’opérer la pensée dans l’éducation. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Fiction | fr |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | L’écriture | fr |
dc.subject | Ficção | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Documentaire | fr |
dc.subject | Expérience | fr |
dc.subject | Formation des enseignants | fr |
dc.subject | Escrileitura | es |
dc.subject | Pieles | es |
dc.title | As lacunas de Órion: escritos com a experiência na Educação Social | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001123308 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (7443)Education (2496)