A noção de justiça de adolescentes no contexto das relações interpessoais no trânsito : uma análise na perspectiva piagetiana
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que investiga a noção de justiça no contexto das relações interpessoais no trânsito em adolescentes. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget, em especial seus estudos sobre desenvolvimento moral. A premissa deste estudo refere-se à questão de que o respeito mútuo é a condição necessária para um trânsito seguro e justo para todos os seus partícipes. O trânsito, enquanto espaço de relações interpessoais, apresen ...
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que investiga a noção de justiça no contexto das relações interpessoais no trânsito em adolescentes. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget, em especial seus estudos sobre desenvolvimento moral. A premissa deste estudo refere-se à questão de que o respeito mútuo é a condição necessária para um trânsito seguro e justo para todos os seus partícipes. O trânsito, enquanto espaço de relações interpessoais, apresenta muitos conflitos de ordem moral e ética provenientes, dentre outros fatores, de injustiças decorrentes das ações das pessoas. O adolescente, enquanto partícipe vulnerável, é parte da transformação necessária para que o trânsito torne-se um espaço de convivência pautado em ideais de justiça com base na igualdade e na equidade. Assim, torna-se importante investigar o juízo de adolescentes sobre justiça nas relações interpessoais no trânsito e como as compreendem enquanto justas ou injustas. Define-se a metodologia adotada como uma pesquisa qualitativa, realizada a partir do método de estudo de casos múltiplos (Yin, 2015). Os sujeitos são dez adolescentes, entre 17 e 18 anos, estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada através de entrevista inspirada no Método Clínico de Jean Piaget. O roteiro de entrevista é composto por dois dilemas e questões sobre o tema. Os resultados foram analisados qualitativamente e evidenciaram diferentes níveis de descentração nos argumentos dos adolescentes em relação à maneira como operam com as normas, bem como sua compreensão sobre relações interpessoais justas ou injustas no trânsito. Tais argumentos partem do centrismo, que se expressa na dificuldade em reconhecer outros pontos de vista além do próprio, característico do egocentrismo juvenil, perpassa a valorização do grupo de coetâneos e de vínculos familiares com o sociocentrismo e avança em direção à descentração, no sentido de reciprocidade e valorização de ideais coletivos. Verificase, solidariamente a essa diferenciação, uma oscilação dos argumentos entre as três etapas de noção de justiça propostos pela teoria piagetiana, imanente, retributiva e distributiva, com maior tendência à justiça retributiva. Portanto, apontam para a necessidade de uma educação que instigue a reflexão e a coordenação de perspectivas que avancem em direção à princípios, valores morais e desenvolvimento da autonomia. ...
Abstract
This dissertation presents a research that investigates the notion of justice in the context of in transit interpersonal relationships among teenagers. The main theoretical reference used was the Genetic Epistemology by Jean Piaget, especially, his studies about the moral development. The premise of this study refers to the matter that the mutual respect is a necessary condition for a secure and fair transit for all its participants. The transit, as space of interpersonal relations, presents ma ...
This dissertation presents a research that investigates the notion of justice in the context of in transit interpersonal relationships among teenagers. The main theoretical reference used was the Genetic Epistemology by Jean Piaget, especially, his studies about the moral development. The premise of this study refers to the matter that the mutual respect is a necessary condition for a secure and fair transit for all its participants. The transit, as space of interpersonal relations, presents many conflicts of moral and ethical order that happen, among other factors, due to injustices from people actions. The teenager, as vulnerable participant, is part of the necessary transformation for the transit to become a space of coexistence lined in ideals of justice based on equality and equity. Thus, it is important to investigate the judge of teenagers about justice in their interpersonal relations in transit and how they understand it as fair or unfair. The methodology adopted is defined as a qualitative research, accomplished from the study method of multiple cases (Yin, 2015). The subjects are ten teenagers, between 17 and 18 years old, students of the senior year of high school at a public school in Porto Alegre. The data collection was fulfilled through an interview inspired in the Clinical Method of Jean Piaget. The interview script was composed by two dilemmas and questions about the theme. The results were analyzed qualitatively and evidenced different levels of decentralization in the arguments of the teenagers related to their manners of operating with the norms, as well as their comprehension about fair or unfair in interpersonal relations in transit. Those arguments part from the centrism, which expresses itself in the difficulty of recognizing other points of view beyond their own, characteristic of the juvenile egocentrism; passes through the valorization of the group of contemporaries and the familiar connections, with the sociocentrism; and advances in direction of the decentralization, in the sense of reciprocity and valorization of collective ideals. It is verified, jointly to this differentiation, an oscillation of the arguments among the three phases of justice notion proposed by the Piagetian theory, immanent, retributive and distributive, with bigger trend to the retributive justice. Therefore, points to the need of an education that instigates the reflection and coordination of perspectives that advance in direction to principles, moral values and autonomy development ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
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