Interfaces entre sentidos, sujeitos e sociedade no novo ENEM : uma análise discursiva
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma política pública nacional que tem ganhado cada vez mais importância dentro de nossa sociedade. Criado em 1998 com o objetivo de aferir o nível de conhecimento dos estudantes concluintes do Ensino Médio, esse Exame, a partir de 2009, passou a funcionar como instrumento de acesso às instituições de Educação Superior públicas e privadas do Brasil. Desde sua implementação, suas funções e seus propósitos passaram por modificações, chegando à Era denomina ...
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma política pública nacional que tem ganhado cada vez mais importância dentro de nossa sociedade. Criado em 1998 com o objetivo de aferir o nível de conhecimento dos estudantes concluintes do Ensino Médio, esse Exame, a partir de 2009, passou a funcionar como instrumento de acesso às instituições de Educação Superior públicas e privadas do Brasil. Desde sua implementação, suas funções e seus propósitos passaram por modificações, chegando à Era denominada Novo ENEM em 2009, o que é foco deste estudo. Este trabalho intentou compreender a discursivização do jovem ou adulto participante do ENEM, estabelecendo relações entre os efeitos de sentidos identificados e um provável projeto de sociedade idealizado, em outras palavras, a pesquisa busca compreender como o jovem ou adulto participante do Exame é falado nas materialidades analisadas. Um tal esforço implicou, como decorrência do compromisso de realização de estudo à luz da Análise do Discurso de linha francesa, empreender um exercício de compreensão das contradições discursivas e das relações de forças postas em movimento pelos discursos das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM realizadas no período entre 2009 e 2016, dos “textos fundadores” do Novo ENEM (Portarias e Editais) e da Matriz de Referência do ENEM. Para o atingimento de tal finalidade, tais materialidades foram analisadas discursivamente em parte ou na íntegra. Trata-se, pois, em termos de natureza da pesquisa, de investigação qualitativa comprometida com a análise discursiva de um corpus delimitado a partir de uma via arquivista. Por meio das análises é possível perceber que os documentos fundadores do exame apresentam uma prova que se propõe a ser inclusiva, mais abrangente e menos tradicional. Questionamentos surgiram sobre as condições de produção e circulação dos discursos dos documentos, sobre os objetivos, modos de funcionamento, critérios da prova e sobre as formações imaginárias dos proponentes da avaliação acerca dos sujeitos participantes. A partir dos questionamentos, o percurso analítico foi reestabelecido e, por meio dele, percebeu-se que os objetivos analisados nos documentos fundadores possuem uma perspectiva de sujeito agente que tem capacidade para constituir saberes, decidir acerca de escolhas para seu futuro. Contudo, a análise das matrizes de referência, aliada ao trabalho empreendido com as questões das provas, aponta para uma prática de reprodução que retira do estudante seu protagonismo. A discursivização do sujeito participante nas materialidades significantes analisadas reforça uma memória da educação em que não habitam, de modo dominante, sentidos de protagonismo dos sujeitos, mas de educação como prática instrumentalizadora que retira dos mesmos a centralidade no processo. ...
Abstract
The National High School Exam (ENEM) is a national public policy that has become increasingly important within our society. Created in 1998 with the objective of assessing the level of knowledge of high school graduates, this Examination, from 2009, began to function as an instrument of access to Public and Private Higher Education Institutions. Since its implementation, its functions and purposes have undergone changes, reaching the era called New ENEM in 2009, which is the focus of this study ...
The National High School Exam (ENEM) is a national public policy that has become increasingly important within our society. Created in 1998 with the objective of assessing the level of knowledge of high school graduates, this Examination, from 2009, began to function as an instrument of access to Public and Private Higher Education Institutions. Since its implementation, its functions and purposes have undergone changes, reaching the era called New ENEM in 2009, which is the focus of this study. This paper aimed to understand the discursivization of the young or adult candidate of ENEM, establishing relationships between the effects of senses identified and a probable idealized society project. Such an effort implied, as a result of the commitment to conduct a study in the light of French Discourse Analysis, to undertake an exercise in understanding the discursive contradictions and the relations of forces set in motion by the discourses of the proofs of Languages, Codes and their Technologies. between 2009 and 2016, the “founding texts” of the New ENEM (Ordinances and Announcements) and the ENEM Reference Matrix. To achieve this end, such materialities were analyzed discursively in part or in full. It is, therefore, in terms of the nature of the research, a qualitative investigation committed to the discursive analysis of a corpus delimited from an archivist path. Through the analysis it is possible to realize that the founding documents of the exam present a proof that proposes to be inclusive, more comprehensive and less traditional. Questions arose about the conditions of production and circulation of the discourses of the documents, about the objectives, modes of operation, criteria of the test and about the imaginary formations of the proponents of the evaluation about the candidate subjects. From the questions, the analytical path was reestablished, and, through it, it was realized that the objectives analyzed in the founding documents have an agent subject perspective that has the capacity to constitute knowledge, to decide about choices for their future. However, the analysis of the reference matrices, coupled with the work undertaken with the test questions, points to a reproduction practice that removes its protagonism from the student. The discursivization of the candidate subject in the significant materialities analyzed reinforces a memory of education in which they do not inhabit, in a dominant way, the protagonism of the subjects, but of education as an instrumentalizing practice that removes their centrality in the process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License