As relações entre o perfil neuropsicológico e o desempenho ortográfico : um estudo com alunos do 4º e do 6º ano do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo tem o objetivo de investigar as relações entre o perfil neuropsicológico e o desempenho ortográfico de estudantes com e sem dificuldades na escrita ortográfica. No Brasil, ainda são poucas as pesquisas que se dedicam a estudar estas relações, havendo a necessidade de produção de mais evidências científicas sobre o assunto. A pesquisa teve a participação de 181 alunos de 4º e 6º anos do Ensino Fundamental, com e sem dificuldades ortográficas, oriundos de quatro escolas estaduais loca ...
Este estudo tem o objetivo de investigar as relações entre o perfil neuropsicológico e o desempenho ortográfico de estudantes com e sem dificuldades na escrita ortográfica. No Brasil, ainda são poucas as pesquisas que se dedicam a estudar estas relações, havendo a necessidade de produção de mais evidências científicas sobre o assunto. A pesquisa teve a participação de 181 alunos de 4º e 6º anos do Ensino Fundamental, com e sem dificuldades ortográficas, oriundos de quatro escolas estaduais localizadas na zona leste e central do município de Porto Alegre. O perfil neuropsicológico foi avaliado com uma bateria breve, o NEUPSILIN-Inf, que avalia oito funções neuropsicológicas por meio de 26 subtestes. Para medir o desempenho ortográfico, foi utilizado o Ditado Balanceado, um instrumento que traça o perfil alfabético-ortográfico. Os resultados apontam que os alunos com dificuldades na escrita ortográfica mostram um perfil neuropsicológico mais prejudicado do que os alunos sem dificuldades quanto às habilidades de linguagem oral e escrita, habilidades visuoconstrutivas e habilidades aritméticas. Também foram verificadas as correlações entre o perfil neuropsicológico e o desempenho ortográfico dos alunos nas categorias de erros ortográficos propostas por Moojen (2015), separadamente por grupo (com ou sem dificuldade). Houve correlações significativas entre algumas funções neuropsicológicas e as categorias de erros do Ditado Balanceado nos grupos com e sem dificuldades ortográficas. Foram encontradas associações significativas entre o desempenho ortográfico e as funções neuropsicológicas ligadas à orientação, atenção, linguagem oral e escrita, escrita de pseudopalavras, habilidades visuoconstrutivas, habilidades matemáticas e funções executivas no grupo com dificuldade em ortografia. Os resultados evidenciados pelo grupo sem dificuldades ortográficas mostram correlações significativas entre todas as categorias de erros do Ditado Balanceado e as funções neuropsicológicas. Algumas implicações educacionais são apontadas: referentes às contribuições do estudo para o avanço nas discussões acerca das relações entre as funções neuropsicológicas e a escrita ortográfica, o que possibilita a otimização dos processos de intervenção e prevenção de dificuldades de aprendizagem nessa área. Ressalta-se a necessidade de mais estudos sobre este tema a fim de subsidiar o desenvolvimento de avaliações capazes de apontar as funções neuropsicológicas subjacentes à escrita ortográfica, juntamente com o delineamento de intervenções para prevenir e/ou remediar as dificuldades na escrita ortográfica. ...
Abstract
This study aims to investigate the relationships between the neuropsychological profile and the spelling performance of students with and without difficulties in spelling writing. In Brazil, there is still little research dedicated to the study of these relationships, with the need to produce more scientific evidence on the subject. The research had the participation of 181 students of fourth and sixth years of elementary school, with and without spelling difficulties, from four state schools l ...
This study aims to investigate the relationships between the neuropsychological profile and the spelling performance of students with and without difficulties in spelling writing. In Brazil, there is still little research dedicated to the study of these relationships, with the need to produce more scientific evidence on the subject. The research had the participation of 181 students of fourth and sixth years of elementary school, with and without spelling difficulties, from four state schools located in the eastern and central zones of the city of Porto Alegre. The neuropsychological profile was evaluated with a short battery, NEUPSILIN-Inf, which evaluates eight neuropsychological functions through 26 subtests. The Balanced Dictation, an instrument that traces the alphabetic-orthographic profile, was used to measure spelling performance. Cohen's d statistics were used to interpret the effect size of the difference between the means of the groups. The results show that students with spelling difficulties show a more impaired neuropsychological profile than students without difficulties regarding oral and written language skills, visual-constructive skills, and arithmetic skills. The correlations between the neuropsychological profile and the students' spelling performance in the categories of spelling errors proposed by Moojen (2015) were also verified through the Spearman test, separately by group (with or without difficulty). There were significant correlations between some neuropsychological functions and the categories of Balanced Dictation errors in the groups with and without spelling difficulties. Significant associations were found between spelling performance and neuropsychological functions tied to orientation, attention, oral and written language, pseudo-words writing, visual-constructive skills, mathematic abilities and executive functions in the group with spelling difficulties. The results showcased by the group with no spelling difficulties showed significant correlations among all categories of errors in the Balanced Dictation and in neuropsychological functions. Some educational implications can be pointed out: Regarding the study's contributions to the advancement of discussions on the relation between neuropsychological functions and spelling, which makes it possible to optimize the processes of intervention and prevention of learning difficulties on this area. The need for further studies is highlighted in order to subsidize the development of evaluations capable of pointing out the neuropsychological functions connected to spelling, alongside the design of interventions to prevent or fix spelling difficulties. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License