Sentidos da educação antirracista na perspectiva das Coordenadoras do UNIAFRO/UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
A presente pesquisa propõe-se a compreender os sentidos que as professoras coordenadoras do Curso de Extensão UNIAFRO atribuem às experiências vivenciadas no curso e de que modo contribuem para pensarmos as práticas educativas antirracistas desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É uma pesquisa qualitativa que, pelo seu desenvolvimento e espaço pesquisado, assume contornos de estudo de caso. Analisa a natureza e processos de construção do Curso de Extensão UNIAFRO ...
A presente pesquisa propõe-se a compreender os sentidos que as professoras coordenadoras do Curso de Extensão UNIAFRO atribuem às experiências vivenciadas no curso e de que modo contribuem para pensarmos as práticas educativas antirracistas desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É uma pesquisa qualitativa que, pelo seu desenvolvimento e espaço pesquisado, assume contornos de estudo de caso. Analisa a natureza e processos de construção do Curso de Extensão UNIAFRO em seus aspectos teóricos e estratégias protagonizadas pelas professoras coordenadoras. O seu objeto está delimitado ao período de implementação do Curso de Extensão UNIAFRO, de 2013 a 2018. Para coletar as informações, foi aplicada uma entrevista junto às cinco coordenadoras. A análise e interpretação do material de campo desenvolveu-se conforme as concepções teóricas dos estudos feministas negros e de gênero (GOMES,2017; SILVA,2007; CARNEIRO, 2011; hooks,2019; RIBEIRO,2017), na perspectiva qualitativa. Segundo os pressupostos produzidos por Minayo (2004), que privilegiam a relação dialógica entre pesquisadora e interlocutoras na triangulação entre objetivos, dados de campo e base teórica. Entre os resultados alcançados com esta pesquisa, destaca-se o sentido da ação por meio das práticas da educação antirracista, a defesa dos direitos já conquistados através das políticas públicas e a luta pela garantia das políticas de cotas raciais e sociais nas universidades públicas. universidades públicas. Em relação à articulação entre raça e gênero, destaco, como resultados, que esse processo dá-se pela construção de saberes e aprendizados políticos, éticos e estéticos, tanto de raça quanto de gênero, em que todos são chamados a refletir e agir contra o racismo e o sexismo na sociedade ...
Abstract
This research aims to understand the meanings that the coordinating professors of the UNIAFRO Extension Course attribute to the experiences lived in the course and how they contribute to think the anti-racist educational practices developed within the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. It is a qualitative research that, due to its development and researched space, take on case study contours. It analyzes the nature and construction processes of the UNIAFRO Extension Course, in its theor ...
This research aims to understand the meanings that the coordinating professors of the UNIAFRO Extension Course attribute to the experiences lived in the course and how they contribute to think the anti-racist educational practices developed within the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. It is a qualitative research that, due to its development and researched space, take on case study contours. It analyzes the nature and construction processes of the UNIAFRO Extension Course, in its theoretical aspects and strategies carried out by the coordinating professors. Its object is limited to the implementation period of the UNIAFRO Course, from 2013 to 2018. To collect the information, an interview has been conducted with the five coordinators. The analysis and interpretation of the field material has been developed according to the theoretical conceptions of black and gender feminist studies (GOMES, 2017; SILVA, 2007; CARNEIRO, 2011; hooks, 2019; RIBEIRO, 2017) from a qualitative perspective. According to the assumptions produced by Minayo (2004) that privilege the dialogical relationship between researcher and interlocutors in the triangulation between objectives, field data and theoretical basis. Among the results achieved with this research, we highlight the sense of action through the practices of anti-racist education, the defense of the rights already conquered through public policies and the struggle to ensure the policies of racial and social quotas in public universities. Regarding the articulation between race and gender, I highlight, as a result, that this process occurs through the construction of political, ethical and aesthetic knowledge and learning, both race and gender, in which all are called to reflect and act against racism and gender sexism in society. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License