As crianças e a temática da morte : diálogos possíveis
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho objetivou compreender como as crianças, em suas experiências e a partir das relações com a cultura em que estão inseridas e que ajudam a produzir, elaboram sentidos singulares, hipóteses e conhecimentos sobre a temática da morte. Metodologicamente, foram propostos onze encontros com um grupo de doze crianças, em idades entre 4 e 5 anos, em uma escola municipal de educação infantil da rede pública de Porto Alegre. Durante as proposições, houve exploração e interação com mater ...
O presente trabalho objetivou compreender como as crianças, em suas experiências e a partir das relações com a cultura em que estão inseridas e que ajudam a produzir, elaboram sentidos singulares, hipóteses e conhecimentos sobre a temática da morte. Metodologicamente, foram propostos onze encontros com um grupo de doze crianças, em idades entre 4 e 5 anos, em uma escola municipal de educação infantil da rede pública de Porto Alegre. Durante as proposições, houve exploração e interação com materiais visuais – elaborados como elementos disparadores de diálogo sobre a temática da morte. Como discussões teóricas centrais, se elege a temática da infância e da morte a partir dos autores: Barbosa, Corsaro, Carvalho, Sarmento, Ariès, Weiss e Kovács. Essas discussões encontramse desenvolvidas em seus múltiplos atravessamentos e dimensões, sobretudo na medida em que, complexas, sua combinação geram estereótipos e preconceitos cunhados pelo tempo. O corpus de análise foi composto das falas das crianças, das suas interlocuções, expressões e interação com os materiais de pesquisa. Deste processo, foi possível indicar que a busca por significações relacionadas ao fim da vida e suas questões configura a existência de uma cosmologia infantil da morte. Tal cosmologia agrega múltiplos pontos de vista, com perspectivas que se ligam por meio estabelecimento de uma dimensão efetuada nas relações entre os sujeitos (criança-criança e criança-adulto), os elementos culturais existentes e aqueles criados pelas próprias crianças em suas interações, negociações e vivências. ...
Abstract
The present work aimed to understand how children, in their experiences and from the relationships with the culture in which they are inserted and that they help to produce, develop unique meanings, hypotheses and knowledge on the subject of death. Methodologically, eleven meetings were proposed with a group of twelve children, aged between 4 and 5, in a public nursery school in Porto Alegre. During the interaction, visual materials - designed as triggering elements of dialogue on the theme of ...
The present work aimed to understand how children, in their experiences and from the relationships with the culture in which they are inserted and that they help to produce, develop unique meanings, hypotheses and knowledge on the subject of death. Methodologically, eleven meetings were proposed with a group of twelve children, aged between 4 and 5, in a public nursery school in Porto Alegre. During the interaction, visual materials - designed as triggering elements of dialogue on the theme of death - were explored to encourage conversation. As central theoretical discussions, the theme of childhood and death is chosen from the authors: Barbosa, Corsaro, Carvalho, Sarmento, Ariès, Weiss and Kovács. These discussions are developed in their multiple crossings and dimensions, especially to the extent that, complex, their combination generates stereotypes and prejudices coined by time. The material to be analysed was composed of the children's speeches, their interlocutions, expressions and interaction with the research materials. From this process, it was possible to indicate that the search for meanings related to the end of life and its issues configures the existence of a childhood cosmology of death. Such cosmology aggregates multiple points of view, with perspectives that connect through the establishment of a dimension made in the relationships between the subjects (child-child and child-adult), the existing cultural elements and those created by the children themselves in their interactions, negotiations and experiences. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7489)Educação (2505)
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