Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Tomaz Tadeu dapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Eduardo Magronept_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T04:22:12Zpt_BR
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205808pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta as principais conclusôes de uma pesquisa, realizada em uma escola públicD. de Grau - ensino regular noturno de la. a 3a. série - na qual os professores e os alunos-trabalhadores foram privilegiados como sujeitos do estudo. Por meio de entrevistas e aplicação de questionários, foi possível uma aproximação das determinações do fenômeno da evasão escolar presentes no cotidiano do ensino noturno de 2o. Grau. O presente estudo também se preocupou em expor a complexidade que envolve a definição de um significado para o ensino de Grau brasileiro, assim como alguns dos principais determinantes da recente expansão dos cursos noturnos de 2o. Grau no Pais. Em suma, as relações entre escola e trabalho são enfocadas a partir das relações estabelecidas pelos alunos-trabalhadores com duas realidades excludentes: o fazer do trabalho e o saber da escola. Sendo que o fenômeno da evasão escolar é interpretado como sendo um indicador da incapacidade da atual instituição escolar - pensada e estruturada para atender uma população estudantil liberada do trabalho em atender as necessidades, os interesses e as especificidades dos alunos-trabalhadores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino regular noturnopt_BR
dc.subjectAluno trabalhadorpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titleEvasão escolar no ensino noturno de 2. grau : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000093344pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1994pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples