Educação, infâncias e arte DRAG : a literatura para crianças tensionando os scripts de gênero
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Date
2019Author
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Academic level
Master
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Nesta pesquisa investiguei como crianças com idade entre quatro e seis anos, estudantes da Educação Infantil, são capturadas e rompem com os scripts de gênero a partir do contato com a literatura. Para isso, operei com as teorizações dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais em uma perspectiva pós-estruturalista de análise. A metodologia constituiu em três encontros de mediação de leitura literária, realizados por uma drag, e de rodas de conversa com perguntas disparadoras sobre os livros a ...
Nesta pesquisa investiguei como crianças com idade entre quatro e seis anos, estudantes da Educação Infantil, são capturadas e rompem com os scripts de gênero a partir do contato com a literatura. Para isso, operei com as teorizações dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais em uma perspectiva pós-estruturalista de análise. A metodologia constituiu em três encontros de mediação de leitura literária, realizados por uma drag, e de rodas de conversa com perguntas disparadoras sobre os livros apresentados e atividades lúdicas. As obras escolhidas para leitura foram de autores/as nacionais e internacionais, com histórias para crianças que oportunizavam o debate sobre as questões de gênero, assim como de classe, raça e sexualidade. Os encontros, inspirados no projeto estadunidense Drag Queen Story Hour, ocorreram em uma biblioteca de uma cidade do Vale do Paranhana, interior do Rio Grande do Sul, durante os meses de junho e julho de 2019, como evento fechado para famílias convidadas. Por meio desta pesquisa, em que participaram nove crianças, constatei movimentos que indicam como acontece a captura (aprendizagem, percepção e (re)produção) e a ruptura (negociação e subversão) dos scripts de gênero na infância, analisando os discursos infantis sobre performatividade, controle corpos, paternidade, famílias, feminilidades e masculinidades. Observei também que tais movimentos de transgressão acontecem apenas em ambientes democráticos e laicos, quando as crianças se sentem motivadas e seguras (fatores que podem ser trazidos pela literatura e pela arte em geral) para se posicionarem e questionarem as normas que as regulam – sempre em uma matriz cisheteronormativa – seja na família, na escola, na igreja ou em outros espaços educativos e sociais dos quais elas participam e/ou transitam desde a mais tenra idade. ...
Abstract
In this research, I investigated how children between four and six years old, students of Child Education, are captured and break off with the gender scripts from the contact with the literature. To this end, I worked with the theorizations of Gender Studies and Cultural Studies from a poststructuralist perspective of analysis. The methodology consisted of three literary reading mediation meetings, realized by a drag, and conversation circle with triggering questions about the books presented a ...
In this research, I investigated how children between four and six years old, students of Child Education, are captured and break off with the gender scripts from the contact with the literature. To this end, I worked with the theorizations of Gender Studies and Cultural Studies from a poststructuralist perspective of analysis. The methodology consisted of three literary reading mediation meetings, realized by a drag, and conversation circle with triggering questions about the books presented and playful activities. The works chosen for reading were from national and international authors, with stories for children that provided the opportunity to debate gender issues, as well as class, race and sexuality. The meetings, inspired by the US Drag Queen Story Hour project, took place in a library in a city of the Paranhana Valley, in the interior of Rio Grande do Sul, during June and July 2019, as a closed event for invited families. Through this research, in which nine children participated, I noticed movements that indicate how the capture (learning, perception and (re)production) and the break off (negotiation and subversion) of gender scripts in childhood happen, analyzing the children's discourses about performativity, control bodies, fatherhood, families, masculinities and femininities. I also observed that such transgressive movements only happen in democratic and secular environments, when children feel motivated and secure (factors that can be brought by literature and art in general) to position themselves and question the norms that regulate them – always in a cisheteronormative matrix – whether in the family, school, church or other educational and social spaces in which they participate and/or transit from an early age. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7436)Education (2491)
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