Forjas pedagógicas : rupturas e reinvenções nas corporeidades negras em um bloco de carnaval (Porto Alegre, Brasil)
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente dissertação possui uma dupla proposição. A primeira, trata da análise do processo de criação de quatro artistas cênicos negros que fazem parte de um bloco de carnaval de rua, na cidade de Porto Alegre, Brasil. A segunda, visa a formulação de uma epistemologia anti-hegemônica que dê conta das subjetividades dos sujeitos analisados. Parte-se do pressuposto de que o corpo negro na diáspora é atravessado pela simultaneidade de um estado de dor frente ao genocídio constante do projeto est ...
A presente dissertação possui uma dupla proposição. A primeira, trata da análise do processo de criação de quatro artistas cênicos negros que fazem parte de um bloco de carnaval de rua, na cidade de Porto Alegre, Brasil. A segunda, visa a formulação de uma epistemologia anti-hegemônica que dê conta das subjetividades dos sujeitos analisados. Parte-se do pressuposto de que o corpo negro na diáspora é atravessado pela simultaneidade de um estado de dor frente ao genocídio constante do projeto estrutural-racializante. Opõe-se a esse estado modos artísticos de resistir, com os quais os artistas estudados reinventam possibilidades de vida. Com efeito, surgem as seguintes questões: como, frente a essa realidade, se operacionalizam os modos de criação desses corpos na cena artística? É possível que as metodologias artísticas hegemônicas deem conta das complexidades enunciativas dos corpos em questão? Apresenta-se a noção de forjas pedagógicas como uma possível epistemologia reivindicadora que pensaria, sob novos ângulos, as experiências negras nos processos cênicos de criação. Discute-se o termo forja, assentado na mitologia yorubá, como desestabilização, como reinvenção e como campo de possibilidades. A pesquisa discorre sobre as possibilidades de elaboração de subjetividades e reinvenção de identidades que os artistas articulam na construção de suas narrativas na festa do carnaval. Em uma perspectiva decolonial, a dissertação visa a problematizar as áreas das artes cênicas, da educação e da filosofia a partir das relações étnico-raciais. ...
Abstract
This dissertation has a double proposition. The first one deals with analysing the process of creation of four black performing artists who are part of a street carnival group in the city of Porto Alegre, Brazil. The second aims at formulating an antihegemonic epistemology that accounts for the subjectivities of the subjects analysed. It is assumed that the black body in the diaspora is crossed by the simultaneity of a state of pain in the face of the genocide that is part of the structural-rac ...
This dissertation has a double proposition. The first one deals with analysing the process of creation of four black performing artists who are part of a street carnival group in the city of Porto Alegre, Brazil. The second aims at formulating an antihegemonic epistemology that accounts for the subjectivities of the subjects analysed. It is assumed that the black body in the diaspora is crossed by the simultaneity of a state of pain in the face of the genocide that is part of the structural-racialising project. This state is opposed to artistic ways of resisting, with which the artists studied here reinvent possibilities of life. In fact, the following questions arise: how, in the face of this reality, the modes of creation of these bodies in the artistic scene are operationalised? Is it possible that hegemonic artistic methodologies account for the enunciative complexities of the bodies in question? The notion of pedagogical forges is presented as a possible claimant epistemology that would think, from new perspectives, black experiences in scenic processes of creation. The term forge, based on Yoruba mythology, is discussed as destabilisation, as reinvention and as a field of possibilities. The research discusses the prospects of elaboration of subjectivities and reinvention of identities that are articulated by artists in the construction of their narratives at Carnival. In a decolonial perspective, the dissertation aims to use ethnic-racial relations as a reference to problematise the fields of the performing arts, education and philosophy. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)Educação (2530)
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