A imaginária guarani como dispositivo educativo em museus do Rio Grande do Sul (1903-1993)
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo tem como escopo a análise sobre o percurso museal da imaginária guarani remanescente das reduções jesuítico-guaranis que se estabeleceram na região sul-rio-grandense durante os séculos XVII e XVIII no espaço do Museu Júlio de Castilhos, do Museu das Missões e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagolli, tendo como recorte temporal o período compreendido entre 1903 e 1993. Discorro sobre a incorporação da imaginária guarani no acervo das três instituições, bem como sobre os m ...
Este estudo tem como escopo a análise sobre o percurso museal da imaginária guarani remanescente das reduções jesuítico-guaranis que se estabeleceram na região sul-rio-grandense durante os séculos XVII e XVIII no espaço do Museu Júlio de Castilhos, do Museu das Missões e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagolli, tendo como recorte temporal o período compreendido entre 1903 e 1993. Discorro sobre a incorporação da imaginária guarani no acervo das três instituições, bem como sobre os modos de exposição da mesma no espaço de cada museu numa tentativa de compreender o processo de atribuição de valores à imaginária e seu uso educativo. Utilizo centralmente os conceitos de dispositivo, uso, práticas e poder/saber a partir de diferentes autores para tentar mapear as tensões envolvidas no processo de atribuição de valor à imaginária guarani em seu percurso museal e as narrativas visualmente engendradas a partir dela. A investigação foi construída a partir de três capítulos empíricos: o primeiro “A imaginária guarani no Museu Júlio de Castilhos, 1903/1947”, tem como foco a historicização das Reduções Jesuítico-Guaranis e dos espaços onde as esculturas sacras eram produzidas, bem como a incorporação da imaginária guarani no Museu Júlio de Castilhos entre 1903 e 1937; na sequência, “A imaginária guarani no Museu das Missões, 1938/1993” centra-se na análise sobre as relações estabelecidas entre os remanescentes arquitetônicos da igreja reducional de São Miguel, a criação do Museu dos Missões e a imaginária guarani, finalmente, em “A imaginária guarani entre o Museu Júlio de Castilhos e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 1963/1993” trata da transferência de três esculturas da imaginária guarani do Museu Júlio de Castilhos para o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, e os procedimentos a partir dos quais elas puderam ser constituídas como objetos de história e como objetos de arte. Para realizar o trabalho, constitui como corpus documental fotografias, artigos jornalísticos e documentos oficiais nacionais das esferas estadual e federal. O aporte teórico do presente estudo está calcado, sobretudo, nos pressupostos de autores como Michel de Certeau e Michel Foucault, no que se refere à análise das práticas e dos discursos; Alois Riegl, com relação ao processo de atribuição de valores aos objetos; Zita Rosane Possamai, no que concerne ao conceito de percurso museal; Arno Kern, e Eduardo Santos Neumann, a respeito das Reduções Jesuítico-Guaranis. As aproximações sucessivas com o corpus documental da pesquisa permitem pensar a imaginária guarani como um dispositivo de saber cujos valores puderam ser atribuídos a partir de procedimentos engendrados no interior de complexas relações sociais de ordem política e cultural. ...
Abstract
This study has as its objective the analysis of the museum's itinerary of the imaginary Guarani remnant of the Jesuit-Guarani reductions that were established in the region of Rio Grande do Sul during the 17th and 18th centuries in the space of the Júlio de Castilhos Museum, of the Museu das Missões and of the Ado Malagolli Museum of Art, having as temporal cut the period between 1903 and 1993. I discuss the incorporation of the imaginary Guarani in the collection of the three institutions, as ...
This study has as its objective the analysis of the museum's itinerary of the imaginary Guarani remnant of the Jesuit-Guarani reductions that were established in the region of Rio Grande do Sul during the 17th and 18th centuries in the space of the Júlio de Castilhos Museum, of the Museu das Missões and of the Ado Malagolli Museum of Art, having as temporal cut the period between 1903 and 1993. I discuss the incorporation of the imaginary Guarani in the collection of the three institutions, as well as the display modes of the same in the space of each museum in an attempt to understand the process of assigning values to the imaginary and its educational use. I use centrally the concepts of device, use, practices and power / knowledge from different authors to try to map the tensions involved in the process of assigning value to the Guaraní imaginary in its museal course and the narratives visually engendered from it. The research was constructed from three empirical chapters: the first "The Guaraní imaginary in the Júlio de Castilhos Museum, 1903/1947", focuses on the historicization of the Jesuit-Guarani Reductions and the spaces where the sacred sculptures were produced, as well as the incorporation of the imaginary Guarani in the Júlio de Castilhos Museum between 1903 and 1937; in sequence, "The imaginary Guarani in the Museum of the Missions, 1938/1993" focuses on the analysis of the relations established between the architectural remnants of the reductionist church of São Miguel, the creation of the Museu das Missões and the Guaraní imaginary, finally, in "The imaginary Guarani between the Júlio de Castilhos Museum and the Rio Grande do Sul Museum of Art, 1963/1993" deals with the transfer of three sculptures from the Guaraní imaginary of the Júlio de Castilhos Museum to the Rio Grande do Sul Museum of Art, and the procedures from which they could be constituted as objects of history and as objects of art. In order to carry out the work, photographs, journalistic articles and official national documents of the state and federal spheres are constituted as corpus documentary. The theoretical contribution of the present study is based mainly on the assumptions of authors such as Michel de Certeau and Michel Foucault, regarding the analysis of practices and discourses; Alois Riegl, regarding the process of assigning values to objects; Zita Rosane Possamai, with regard to the concept of a museum route; Arno Kern, and Eduardo Santos Neumann, regarding the Jesuit-Guarani Reductions. The successive approximations with the documentary corpus of the research allow us to think of the Guaraní imaginary as a device of knowledge whose values could be attributed from procedures generated within complex political and cultural social relations. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
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