Sarar-Sopapar-Aquilombar : O sarau como experiência educativa da comunidade negra em Porto Alegre
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta investigação aborda saraus como experiências educativas. Reflete sobre saraus negros enquanto tempos-espaços de afirmação e fortalecimento racial, potentes na (re)criação de Africanidades (SILVA, 2009). Neste sentido, apresenta os encontros artísticos e culturais realizados pelo Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia, em Porto Alegre, destacando sua atuação política na visibilidade e positivação das artes e culturas negras no sul. O sarau caracteriza-se, desde sua fundação, pela orga ...
Esta investigação aborda saraus como experiências educativas. Reflete sobre saraus negros enquanto tempos-espaços de afirmação e fortalecimento racial, potentes na (re)criação de Africanidades (SILVA, 2009). Neste sentido, apresenta os encontros artísticos e culturais realizados pelo Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia, em Porto Alegre, destacando sua atuação política na visibilidade e positivação das artes e culturas negras no sul. O sarau caracteriza-se, desde sua fundação, pela organização, produção e gestão direta protagonizada por pessoas negras. Desde 2012, os encontros mensais reúnem a comunidade negra com o objetivo de fomentar a difusão e o consumo de literatura negro-brasileira (CUTI, 2010), a fim de projetar poetas, escritores e compositores. A pesquisa, no âmbito de Mestrado em Educação, defende a atuação dos saraus negros na qualidade de aquilombamento literário, impactando o projeto político-educativo de implementação e manutenção da Educação das Relações ÉtnicoRaciais (ERER) no Brasil. Esta investigação visa destacar a roda de poesia como mobilizadora política e emancipatória. Problematiza: Como o Sarau Sopapo Poético organiza, forma e transmite atitudes, posturas e valores negros diaspóricos? A partir da experiência educativa que enxergo no sarau, quais as percepções, efeitos e transformações possíveis nas trajetórias de pessoas negras com diferentes graus de participação neste ponto de encontro? A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso de revisão de literatura, análise documental e conversas com interlocutores poetas, militantes e não militantes - negras e negros gaúchos. Encontram-se entre os referenciais teóricos: Nilma Lino Gomes, Petronilha B. G. Silva, Cuti Silva, Abdias do Nascimento, Frantz Fanon, entre outros pensadores/pensadoras críticos anti-coloniais. Esta pesquisa conecta saraus negros e educação racial em polidiálogo com o previsto nas Diretrizes Curriculares (2004) através das ações do Sarau Sopapo Poético. ...
Abstract
This investigation approaches saraus (music, arts and poetry gatherings - similar to soirée, but not necessarily in the evening or at private spaces) as educational experiences. It reflects about black saraus as times-spaces of affirmation and racial empowerment, potent in the (re) creation of Africanities (SILVA, 2009). In this sense, it presents the cultural and artistic meetings held by Sarau Sopapo Poético - Ponto Negro da Poesia (Poetic Slap Sarau -The Black Point of Poetry) in Porto Alegr ...
This investigation approaches saraus (music, arts and poetry gatherings - similar to soirée, but not necessarily in the evening or at private spaces) as educational experiences. It reflects about black saraus as times-spaces of affirmation and racial empowerment, potent in the (re) creation of Africanities (SILVA, 2009). In this sense, it presents the cultural and artistic meetings held by Sarau Sopapo Poético - Ponto Negro da Poesia (Poetic Slap Sarau -The Black Point of Poetry) in Porto Alegre, Brazil; featuring its political activity for the visibility and success of the arts and the black cultures in the southern Brazil. The sarau is characterized since its foundation by the organization, production and direct management protagonized by black people. Since 2012, the monthly night meetings gather the black community with the objective of encouraging the creation, production, diffusion and consumption of Afro and Afro-Brazilian literature (CUTI, 2010), in order to project poets, writers, artists and composers. The research, within its Master of Education ambit, aims to defend the activity of black saraus in the creation and recreation of africanities, with an impact on the political and educational project for the implementation and upkeep of the Education of Ethnic-Racial Relations (ERER) in Brazil. As specific objective, it features the poetry circle and the black arts as political, emancipative and libertary mobilizers. The research renders problematic: How does the Sarau Sopapo Poético organize, form and portray attitudes, postures and diasporic black values? Taking into consideration the educational experience that I see, which perceptions, effects and transformations are possible in the pathway of black people with different degrees of participation at this meeting point? The methodology used in the investigation is qualitative research, with the use of literature review, document analysis, as well as conversations with poetry interlocutors, black male and female activists and non-activists from Rio Grande do Sul. Within the theoretical framework are: Nilma Lino Gomes, Petronilha B. G. Silva, Abdias do Nascimento, Frantz Fanon, and other anti-colonial critical thinkers. The investigation points towards a connection between black saraus and racial education through multiple dialogues as expected in the Curricular Guidelines (2004) through the activities of Sarau Sopapo Poético. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
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