Fatores relativos à permanência no curso de graduação à distância “Bacharelado em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER" da UAB/UFRGS
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho foi realizado com a finalidade de desenvolver o conhecimento de um dos fenômenos mais relevantes da EAD, a permanência dos alunos, relacionando os aspectos de oferta do curso com a opinião dos alunos a respeito dos fatores de permanência. O objetivo foi compreender o modo pelo qual os fatores organizacionais e motivacionais contribuíram para a permanência e conclusão da terceira edição do curso a distância PLAGEDER, identificando o perfil dos alunos que o concluíram, analisando os ...
Este trabalho foi realizado com a finalidade de desenvolver o conhecimento de um dos fenômenos mais relevantes da EAD, a permanência dos alunos, relacionando os aspectos de oferta do curso com a opinião dos alunos a respeito dos fatores de permanência. O objetivo foi compreender o modo pelo qual os fatores organizacionais e motivacionais contribuíram para a permanência e conclusão da terceira edição do curso a distância PLAGEDER, identificando o perfil dos alunos que o concluíram, analisando os fatores organizacionais disponíveis durante o curso, analisando a influência de fatores relacionados à permanência no curso, identificando e compreendendo os obstáculos dos alunos para a conclusão do curso. Com isso, se respondeu ao seguinte problema de pesquisa: de que maneira questões pessoais, acadêmicas e contextuais refletiram na permanência e na conclusão do curso a distância de graduação em Desenvolvimento Rural – PLAGEDER, em sua terceira edição. O tipo de pesquisa foi um estudo de caso, com análise quantitativa e qualitativa. Na coleta de dados foram utilizados dados primários e secundários, sendo realizados questionários tanto para os alunos do curso (com perguntas objetivas em geral, utilizando a escala likert) quanto para os atores envolvidos com a oferta do curso (com maioria de perguntas abertas). O trabalho também contou com o uso da observação para a coleta de dados. Os resultados apresentaram uma diferença significativa da permanência nos diferentes polos onde foi ofertado o curso, variando de 16% a 54,76%. De um modo geral foi possível verificar que fatores relacionados a atividades presenciais foram considerados mais importantes pelos alunos do que os fatores relacionados às atividades à distância para a decisão de permanecerem no curso. A relação entre a limitação de tempo disponível para o estudo e a falta de autodisciplina, como obstáculos para a conclusão do curso, compõem um achado interessante apresentado nos resultados. ...
Abstract
This work was done with a goal: develop the knowledge about one of most important phenomena of distance learning, the permanence of students, relating course offer aspects with the students opinion about permanence factors. The objective was to understand the way in which organizational and motivational factors contributed to the permanence and conclusion of the third edition of the PLAGEDER distance course, identifying the profile of the students who completed it, analyzing the organizational ...
This work was done with a goal: develop the knowledge about one of most important phenomena of distance learning, the permanence of students, relating course offer aspects with the students opinion about permanence factors. The objective was to understand the way in which organizational and motivational factors contributed to the permanence and conclusion of the third edition of the PLAGEDER distance course, identifying the profile of the students who completed it, analyzing the organizational factors available during the course, analyzing the influence of factors related to the permanence in the course, identifying and understanding the obstacles of the students to the conclusion of the course. Thus, the following research problem was answered: in what way organizational and motivational factors reflect in the permanence and conclusion of the distance learning course in Rural Development - PLAGEDER, in its third edition. The type of research was a case study, with quantitative and qualitative analysis. Primary and secondary data were used in the data collection. Questionnaires were used both for the students of the course (with objective questions in general, using the likert scale) and for the actors involved with the course offer (with most open questions). The work also relied on the use of observation for data collection. The results showed a significant difference of the permanence in the different poles where the course was offered, varying from 16% to 54.76%. In general, it was possible to verify that factors related to face-to-face activities were considered more important by the students than the factors related to distance activities for the decision to remain in the course. The relationship between the limited time available for the study and the lack of self-discipline, as obstacles to the completion of the course, compose an interesting find presented in the results. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3542)
This item is licensed under a Creative Commons License
