Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGoulart, Suelipt_BR
dc.contributor.authorDias, Fernando Fontanapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T03:56:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201945pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com a finalidade de desenvolver o conhecimento de um dos fenômenos mais relevantes da EAD, a permanência dos alunos, relacionando os aspectos de oferta do curso com a opinião dos alunos a respeito dos fatores de permanência. O objetivo foi compreender o modo pelo qual os fatores organizacionais e motivacionais contribuíram para a permanência e conclusão da terceira edição do curso a distância PLAGEDER, identificando o perfil dos alunos que o concluíram, analisando os fatores organizacionais disponíveis durante o curso, analisando a influência de fatores relacionados à permanência no curso, identificando e compreendendo os obstáculos dos alunos para a conclusão do curso. Com isso, se respondeu ao seguinte problema de pesquisa: de que maneira questões pessoais, acadêmicas e contextuais refletiram na permanência e na conclusão do curso a distância de graduação em Desenvolvimento Rural – PLAGEDER, em sua terceira edição. O tipo de pesquisa foi um estudo de caso, com análise quantitativa e qualitativa. Na coleta de dados foram utilizados dados primários e secundários, sendo realizados questionários tanto para os alunos do curso (com perguntas objetivas em geral, utilizando a escala likert) quanto para os atores envolvidos com a oferta do curso (com maioria de perguntas abertas). O trabalho também contou com o uso da observação para a coleta de dados. Os resultados apresentaram uma diferença significativa da permanência nos diferentes polos onde foi ofertado o curso, variando de 16% a 54,76%. De um modo geral foi possível verificar que fatores relacionados a atividades presenciais foram considerados mais importantes pelos alunos do que os fatores relacionados às atividades à distância para a decisão de permanecerem no curso. A relação entre a limitação de tempo disponível para o estudo e a falta de autodisciplina, como obstáculos para a conclusão do curso, compõem um achado interessante apresentado nos resultados.pt_BR
dc.description.abstractThis work was done with a goal: develop the knowledge about one of most important phenomena of distance learning, the permanence of students, relating course offer aspects with the students opinion about permanence factors. The objective was to understand the way in which organizational and motivational factors contributed to the permanence and conclusion of the third edition of the PLAGEDER distance course, identifying the profile of the students who completed it, analyzing the organizational factors available during the course, analyzing the influence of factors related to the permanence in the course, identifying and understanding the obstacles of the students to the conclusion of the course. Thus, the following research problem was answered: in what way organizational and motivational factors reflect in the permanence and conclusion of the distance learning course in Rural Development - PLAGEDER, in its third edition. The type of research was a case study, with quantitative and qualitative analysis. Primary and secondary data were used in the data collection. Questionnaires were used both for the students of the course (with objective questions in general, using the likert scale) and for the actors involved with the course offer (with most open questions). The work also relied on the use of observation for data collection. The results showed a significant difference of the permanence in the different poles where the course was offered, varying from 16% to 54.76%. In general, it was possible to verify that factors related to face-to-face activities were considered more important by the students than the factors related to distance activities for the decision to remain in the course. The relationship between the limited time available for the study and the lack of self-discipline, as obstacles to the completion of the course, compose an interesting find presented in the results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPLAGEDERen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectOrganizational issuesen
dc.subjectManagementen
dc.subjectPermanenceen
dc.titleFatores relativos à permanência no curso de graduação à distância “Bacharelado em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER" da UAB/UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFreitas, Tanise Diaspt_BR
dc.identifier.nrb001105838pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples