Características do professor universitário eficaz de acordo com a opinião de alunos de 3. grau : um estudo exploratório
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Data
1979Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa faz a análise da opinião de 392 alunos universitários aleatoriamente selecionados dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - quanto às características do professor eficaz. Compara as opiniões desses alunos sobre a eficácia do professor considerando a diversificação de cursos e níveis de escolaridade dos estudantes da amostragem. O instrumento constante de 72 itens, utilizado para a coleta de dados - Escala de Opinião so ...
Esta pesquisa faz a análise da opinião de 392 alunos universitários aleatoriamente selecionados dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - quanto às características do professor eficaz. Compara as opiniões desses alunos sobre a eficácia do professor considerando a diversificação de cursos e níveis de escolaridade dos estudantes da amostragem. O instrumento constante de 72 itens, utilizado para a coleta de dados - Escala de Opinião sobre o Professor Universitário Eficaz - foi elaborado especialmente para esta investigação com base em levantamento realizado junto a alunos informantes. Os dados foram, no início, tratados por meio de análise descritiva e, posteriormente, submetidos a análise fatorial que identificou 6 fatores componentes da eficácia do professor universitário: I - Participação do aluno, II - Organização/Manejo de classe, III - Clareza, IV- Aceitação do aluno, V- Pontualidade e VI- Sistematização. Recorreu-se, ainda, à analise de variância cujos resultados mostraram diferença significativa na opinião de alunos, entre os três cursos - Enfermagem, Odontologia e Medicina - no fator II – Organização/Manejo de classe, fator IV - Aceitação do aluno e fator VI - Sistematização. Quanto ao nível de escolaridade, verificou-se que não houve diferença significante entre a opinião de alunos de 29 e 89 semestres de Odontologia, em nenhum dos fatores. Na Enfermagem, apenas o fator I - Participação do aluno - foi mais valorizado por estudantes de 2º semestre. Na Medicina, alunos de 2º semestre atribuíram maior importância aos fatores I- Participação do aluno; IV - Aceitação do aluno e V - Pontualidade, enquanto estudantes de 10º e 12º semestres valorizaram o fator li - Organização/Manejo de classe, havendo, desta forma, opinião divergente entre calouros e doutorandos da Medicina. ...
Abstract
This research analyzes the opinion of 392 randomly selected students of Nursing, Dentistry and Medicine at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) concerning the caracteristics of an effective teacher. It compares the opinions of these students about teacher's effectiveness according to their major and level of studies. The instrument used to collect data was the "Effective University Professor Opinion Scale", with 72 items, which was especially developed for this investigation upon ...
This research analyzes the opinion of 392 randomly selected students of Nursing, Dentistry and Medicine at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) concerning the caracteristics of an effective teacher. It compares the opinions of these students about teacher's effectiveness according to their major and level of studies. The instrument used to collect data was the "Effective University Professor Opinion Scale", with 72 items, which was especially developed for this investigation upon a study with students from the abovementioned. Data treatment included descriptive statistics and factorial analysis which indicated six important factors teacher's effectiveness: I- Student Participation, II - Class Organization and Management, III - Clarity, IV - Student acceptance, V - Punctuality and VI - Content Organization. Further analysis of variance showed significant differences among the opinion of students in the three programs (Nursing, Dentistry, and Medicine) concerning factor II - Class Organization and Management, factor IV- Student Acceptance, and factor VI Content. Organization. Concerning the level of studes, there was no difference between the opinion of Dentistry student 1n second and eighth semesters. In Nursing, only factor I – Student Participation was more valued by second semester students. In Medicine, second semester students gave more importance to factors I - Student Participation, IV - Student Acceptance and V - Punctuality, whereas students in the tenth and twelfth semesters valued factor II - Class Organization and Management the most and, therefore, showed an opinion different than the freshmen in Medicine. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
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