Problematizando as redes sociais digitais nas aulas de artes junto a jovens
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Como jovens percebem e pensam as redes sociais digitais? Neste estudo buscamos acompanhar maneiras com que um grupo de jovens de cerca de 15 anos (duas turmas de 9º ano de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS) se relacionam com as redes sociais digitais. Pesquisamos suas sensibilidades e percepções em relação às redes, mediante conversas, trabalhos poéticos e leituras, durante aulas de artes. Dialoguei a partir de noções como: performatividade, alteridade, consumo, real versus virtual. ...
Como jovens percebem e pensam as redes sociais digitais? Neste estudo buscamos acompanhar maneiras com que um grupo de jovens de cerca de 15 anos (duas turmas de 9º ano de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS) se relacionam com as redes sociais digitais. Pesquisamos suas sensibilidades e percepções em relação às redes, mediante conversas, trabalhos poéticos e leituras, durante aulas de artes. Dialoguei a partir de noções como: performatividade, alteridade, consumo, real versus virtual. Apoiei-me na pesquisa participante, a partir das pesquisadoras Laura Barros e Virginia Kastrup, com inspiração na prática da cartografia. Igualmente, fiz uma aproximação com o método etnográfico, pelo qual vivemos a experiência de estar num certo lugar, sem naturalizá-lo. Foi utilizado o desenho como ferramenta de observação e reflexão, tendo como referência as antropólogas Karina Kuschnir e Aina Azevedo. Para ajudar-me a pensar esse contexto hiperconectado, mediado por telas, imagens e possíveis inseguranças que vivemos, dialoguei com teóricos como Byung-Chul Han, Paula Sibilia e Carlos Skliar, dentre outros. No decorrer do estudo e, ao final, continuo indagando: como ficam nossas relações com a alteridade? O trabalho realizado com os jovens permitiu levantar um conjunto de indícios – sobre nossas relações mediadas pelas tecnologias – os quais ficaram evidentes nos trabalhos, falas e escritos realizados nas aulas de artes. ...
Abstract
How do young people perceive and think digital social networks? In this study we seek to track ways in which a group of young people of about 15 years old (two 9th grade classes of a public school in Porto Alegre / RS) are related with digital social networks. We research your sensibilities and perceptionsin relation to the networks, through conversations, poetic works and readings during art classes. I built the study from notions as: performativity, alterity, consumption, real versus virtual. ...
How do young people perceive and think digital social networks? In this study we seek to track ways in which a group of young people of about 15 years old (two 9th grade classes of a public school in Porto Alegre / RS) are related with digital social networks. We research your sensibilities and perceptionsin relation to the networks, through conversations, poetic works and readings during art classes. I built the study from notions as: performativity, alterity, consumption, real versus virtual. I leaned on participant research, based on the researchers Laura Barros and Virginia Kastrup, inspired by the practice of cartography. I also approached the ethnographic method by which we live the experience of being in a certain place, without naturalizing it. Drawing was used as a tool for observation and reflection, having as reference the anthropologists Karina Kuschnir and Aina Azevedo. To help me think about this hyperconnected context, mediated by screens, images and possible insecurities we live, I based on theorists like Byung-Chul Han, Paula Sibilia and Carlos Skliar, among others. During the study and at the end of I keep asking: How are our relationships with otherness? The work done with young people allowed us to raise a set of clues - about our relations mediated by technologies - which were evident in the works, speeches and writings done in art classes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7517)Education (2522)
This item is licensed under a Creative Commons License