"Tudo na escola tem asas... até a gente" : os saberes infantis no contexto escolar da educação infantil
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Data
2008Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo procura registrar os saberes manifestados pelas crianças a partir da convivência num determinado contexto escolar - espaço privilegiado de encontro entre pares e adultos, estabelecendo um diálogo com alguns autores da Sociologia da Infância, Antropologia da Criança, Filosofia e Pedagogia. Foram registrados os saberes que as crianças criam, manifestam, reproduzem, ressignificam enquanto brincam, conversam, desenham, negociam, disputam no cotidiano da turma do Jardim 1 numa Escola Mun ...
Este estudo procura registrar os saberes manifestados pelas crianças a partir da convivência num determinado contexto escolar - espaço privilegiado de encontro entre pares e adultos, estabelecendo um diálogo com alguns autores da Sociologia da Infância, Antropologia da Criança, Filosofia e Pedagogia. Foram registrados os saberes que as crianças criam, manifestam, reproduzem, ressignificam enquanto brincam, conversam, desenham, negociam, disputam no cotidiano da turma do Jardim 1 numa Escola Municipal de Educação Infantil do município de Estrela/RS. Para construir os dados da pesquisa, foram utilizados instrumentos metodológicos com base na etnografia, como: a observação participante, o diário de campo, as entrevistas com crianças. Estes dados configuram-se em narrativas de episódios, os quais deram origem às categorias de análise, conforme propõe Bardin (1977). Partindo da análise dos dados, foi possível observar que as crianças possuem saberes complexos sobre si, sobre os outros, sobre a vida e sobre o estar na escola. Esses saberes são originados nas conversas, nas interações entre pares e adultos, principalmente nas brincadeiras que constituem as culturas infantis. Observa-se que no cotidiano escolar ocorrem confrontos e constrangimentos entre crianças e adultos, ambos procurando legitimar seus saberes. Na medida em que a lógica adultocêntrica for questionada em relação aos saberes das crianças, manifestados através de suas múltiplas linguagens, é que se poderá pensar em práticas pedagógicas conectadas às culturas infantis. ...
Abstract
This study intends to register the knowledges demonstrated by children through living together in a given school context – privileged space of meeting between peers and adults, establishing a dialog with some authors of Child Sociology, Child Anthropology, Philosophy and Pedagogy. The knowledges which children create, demonstrate, reproduce, give other meaning while playing, talking, drawing, dealing, disputing on the daily life of the group of Kindergarten 1 were registered in a City School of ...
This study intends to register the knowledges demonstrated by children through living together in a given school context – privileged space of meeting between peers and adults, establishing a dialog with some authors of Child Sociology, Child Anthropology, Philosophy and Pedagogy. The knowledges which children create, demonstrate, reproduce, give other meaning while playing, talking, drawing, dealing, disputing on the daily life of the group of Kindergarten 1 were registered in a City School of Child Education in the city of Estrela in Rio Grande do Sul State.In order to build the data of the research, methodological tools were used. They were based on Ethnography like: the participant observation, the field diary, the interviews with the children. These data came from the narratives of episodes which originated the categories of analysis, as Bardin (1977) proposes. Through the data analysis, it was possible to observe that children have complex knowledges about themselves, about the others, about life and about being at school. These knowledges come from talks, from interactions between peers and adults, and mostly from children’s amusements that make the child culture. It was observed in the school day, occur confrontations and embarrassments between children and adults, both of them trying to legitimate their knowledges. Since the adult centered logic is thought in relation to the cildren knowledges observed through their multiple languages, then it is possible to think about pedagogical practises connected to children culture. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7682)Educação (2576)
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