Mba’ é pa reipotá? me respondeu o povo Guarani
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
Este trabalho trata do encontro entre três campos: psicanálise, educação e povos indígenas. Parte de reflexões iniciais da autora em seus diálogos com educadores musicais, que se ocupavam da sensibilização musical de bebês, em seguida, com profissionais da área do nascimento e suas batalhas em meio ao tema da humanização do parto. Por fatores psíquicos e contingentes, assim como de escolhas de diversos níveis, feitas pela autora, o desdobramento, de fato, da pesquisa, termina se dando em meio à ...
Este trabalho trata do encontro entre três campos: psicanálise, educação e povos indígenas. Parte de reflexões iniciais da autora em seus diálogos com educadores musicais, que se ocupavam da sensibilização musical de bebês, em seguida, com profissionais da área do nascimento e suas batalhas em meio ao tema da humanização do parto. Por fatores psíquicos e contingentes, assim como de escolhas de diversos níveis, feitas pela autora, o desdobramento, de fato, da pesquisa, termina se dando em meio à pergunta sobre a dimensão do retorno da ancestralidade, tanto do lado da prática clínica, quanto da educação. Por ter passado a interrogar este elemento, assim como ter realizado um mergulho em textos, cujos autores da área da filosofia e antropologia, estavam voltados para o pensamento ameríndio, parte crucial e reveladora do trabalho, passa a se dar, quando da imersão e trocas em uma comunidade guarani nas bordas de Porto Alegre. A experiência vem coroar as reflexões sobre ancestralidade e abrir para um novo e poderoso universo, não apenas da clínica e educação, como de lugares possíveis para a escuta e aprendizagem nas comunidades indígenas. O trabalho convida a pensar e sentir sobre o que as aproximações realizadas têm a nos ensinar nestes campos, junto ao tema da dimensão da ancestralidade e subjetividade, assim como nos interroga sobre a verdade de nossa posição e responsabilidades em nossas terras em sua pergunta título: que queres? Mba’é pa reipotá? ...
Abstract
This work deals with the encounter between three fields: psychoanalysis, education and indigenous peoples. Part of the author's reflections on their initial dialogues with music educators, who took care of babies musical awareness, then with birth professionals and their battles amid the theme of the humanization of childbirth. By psychological factors and quotas, as well as several levels of choices made by the author, the unfolding, in fact, the research ends up giving amid questions about th ...
This work deals with the encounter between three fields: psychoanalysis, education and indigenous peoples. Part of the author's reflections on their initial dialogues with music educators, who took care of babies musical awareness, then with birth professionals and their battles amid the theme of the humanization of childbirth. By psychological factors and quotas, as well as several levels of choices made by the author, the unfolding, in fact, the research ends up giving amid questions about the size of the return of ancestry, both on the clinical practice, as education. Having spent interrogating this element, as well as having held a dip in texts whose authors in the area of philosophy and anthropology, were facing the Amerindian thought, revealing and crucial part of the work, shall be given, and when immersion changes Guarani community in the edges of Porto Alegre. Experience crowns reflections on ancestry and open to a powerful new universe, not just the clinic and education, as possible places for listening and learning in indigenous communities. The work invites us to think and feel about what they have made approaches to teaching in these fields, with the theme of the dimension of ancestry and subjectivity, as well as the question of the truth of our position and responsibilities in our lands in your title question: what do you want? Mba’é pa reipotá? ...
Résumé
Ce travail traite de la rencontre entre trois domaines: la psychanalyse, de l'éducation et des peuples autochtones. Partie des réflexions de l'auteur sur leurs dialogues initiaux avec les professeurs de musique, qui ont pris soin de prise de conscience des bébés musicale, puis avec les professionnels de la naissance et de leurs batailles au milieu le thème de l'humanisation de l'accouchement. Par des facteurs psychologiques et des quotas, ainsi que plusieurs niveaux de choix faits par l'auteur, ...
Ce travail traite de la rencontre entre trois domaines: la psychanalyse, de l'éducation et des peuples autochtones. Partie des réflexions de l'auteur sur leurs dialogues initiaux avec les professeurs de musique, qui ont pris soin de prise de conscience des bébés musicale, puis avec les professionnels de la naissance et de leurs batailles au milieu le thème de l'humanisation de l'accouchement. Par des facteurs psychologiques et des quotas, ainsi que plusieurs niveaux de choix faits par l'auteur, le déroulement, en fait, la recherche finit par donner au milieu des questions sur la taille de le retour de l’ascendence, à la fois sur la pratique clinique, l'éducation. Après avoir passé interroger cet élément, ainsi que d'avoir tenu un plongeon dans les textes dont les auteurs dans le domaine de la philosophie et de l'anthropologie, faisaient face à la pensée amérindienne, qui fait partie révélateur et crucial du travail, doit être donné, et lorsque des changements d'immersion communauté guarani dans les bords de Porto Alegre. L’expérience vient couronner réflexions sur l'ascendance et de s'ouvrir à un univers nouveau et puissant, et pas seulement de la clinique et de l'éducation, comme des lieux possibles pour l'écoute et l'apprentissage dans les communautés autochtones. Le travail nous invite à penser et ressentir ce qu'ils ont fait approches de l'enseignement dans ces domaines, avec le thème de la dimension de l'ascendance et de la subjectivité, ainsi que la question de la vérité de notre position et les responsabilités dans notre pays dans votre question Titre: Que voulez vous? Mba’é pa reipotá? ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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